15/02/2023 às 14:56, atualizado em 15/02/2023 às 19:09

Passageiros fazem viagem de ônibus em clima de Carnaval

Iniciativa de cobradora inclui decoração e trilha sonora em um dos novos veículos da frota

Por Agência Brasília* | Edição: Carolina Lobo

Em tempos de Carnaval, nem todos têm tempo para ser foliões. Os trabalhadores do transporte público coletivo, por exemplo, permanecem em suas atividades. Mas, para não perder a festa e ainda levar alegria ao trabalho, a cobradora da linha 813.2, que faz o trajeto Recanto das Emas (EPNB – EPIA)/W3 Sul–Norte, deu um jeito. Com a autorização da empresa operadora, Márcia Maria dos Santos Lima, 50, enfeitou o ônibus em que trabalha e ainda garantiu a trilha sonora para as viagens com marchinhas de Carnaval.

A cobradora Márcia Maria dos Santos Lima tomou a iniciativa de enfeitar a linha 813.2 | Foto: Divulgação/Semob

A novidade tem surpreendido os passageiros, que no embarque já percebem o clima carnavalesco. A maioria fica um tempo admirando a iniciativa, e há aqueles que batucam no ritmo das músicas.

“Na hora que entrei eu falei: ‘nossa que legal, tão diferente, fora do normal. Poderia ser assim todo dia. Dá um charme e até anima o dia da pessoa. Ao menos o meu, animou”, relatou Gabriela de Melo, moradora do Recanto das Emas. Ela trabalha no Plano Piloto e usa essa linha para voltar para casa quando faz a recarga do Cartão Mobilidade no posto da rodoviária.

Quem também se empolgou foi a passageira Denise Santos, moradora do Riacho Fundo II, que lembrou da pausa nas festas imposta pela pandemia da covid-19 e agora celebra o clima carnavalesco dentro do ônibus. “Com a pandemia, a gente nunca mais pôde curtir o Carnaval. Diferente, né [o ônibus]? Enquanto a gente não pode curtir na rua, curte no ônibus”, comentava Denise, que cantarolava uma e outra marchinha enquanto se aproximava do seu desembarque.

O ônibus decorado é um dos veículos novos da empresa Urbi Mobilidade que atendem as regiões administrativas do Núcleo Bandeirante, Samambaia, Recanto das Emas e Riacho Fundo

Contagiar os passageiros com essa alegria foi o objetivo da cobradora Márcia, quando se propôs a organizar esse pequeno baile diário. “Gosto de festa. Gosto de ser feliz. Onde eu estou, quero que sejam felizes como eu. Gosto de som. Adoro conversar com meus passageiros”, destaca a colaboradora, chamando atenção para o fato de conhecer e ter como amigos boa parte dos usuários da linha. Hoje cobradora, Márcia começou como agente de limpeza e já completa nove anos de empresa.

O ônibus decorado é um dos veículos novos da Urbi Mobilidade disponibilizados para a população e faz parte da frota renovada da Bacia 3, que atende as regiões administrativas do Núcleo Bandeirante, Samambaia, Recanto das Emas, Riacho Fundo e Riacho Fundo II.

*Com informações da Secretaria de Transporte e Mobilidade