16/02/2023 às 20:23

Apresentado estudo sobre unidades de conservação de Sobradinho

Encontro ocorreu na sede da administração regional da cidade e reuniu lideranças ambientalistas locais

Por Agência Brasília* | Edição: Carolina Lobo

O Instituto Brasília Ambiental realizou uma reunião pública para explicar o instrumento audiência pública e apresentar o Estudo de Criação e Recategorização das Unidades de Conservação da Unidade Hidrográfica do Ribeirão Sobradinho (UHRS). O encontro ocorreu na noite da última quarta-feira (15), no auditório da sede da Administração Regional de Sobradinho.

Participaram, entre outros, os administradores regionais de Sobradinho e Sobradinho II, Gutemberg Tosatte e Diego Matos, respectivamente, o secretário-executivo do Brasília Ambiental, Thúlio Moraes, a superintendente de Unidades de Conservação do Instituto, Rejane Pieratti, e membros da sua equipe técnica, além de vários moradores das duas regiões administrativas e representantes dos movimentos ambientalistas locais.

A equipe técnica da Superintendência de Unidades de Conservação do Brasília Ambiental detalhou o instrumento audiência pública, expôs o estudo e orientou os participantes a encaminhar as contribuições para o e-mail ucrb@ibram.df.gov.br | Foto: Divulgação/Brasília Ambiental

Para Nelson Rodrigues de Souza, 47 anos, assistente social, morador de Sobradinho e membro do grupo ambientalista local Guardiões do Meio Ambiente, a iniciativa do Brasília Ambiental foi de extrema relevância. “Esse chamamento foi muito importante para mostrar para a população que a comunidade tem voz, e que vai depender também dela definir o que queremos para o futuro do Parque Canela de Ema, por exemplo, e também das outras unidades de conservação”, ressaltou.

Já o professor aposentado Raimundo Pereira Barbosa, 68 anos, que está à frente do Movimento S.O.S. Ribeirão de Sobradinho, uma espécie de guarda-chuva para os outros movimentos ambientalistas locais, enfatizou que a iniciativa foi bem-vinda e foi ao encontro dos anseios das organizações ambientalistas da região. “Estamos nessa luta há 13 anos. Fomos nós que demandamos esse estudo. E participar dessa reunião para acompanhar os possíveis rumos que nossas unidades de conservação vão tomar é excepcional”, diz.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

O estudo técnico e a proposta de poligonais envolvem seis unidades de conservação compreendidas na UHRS: o Parque Ecológico e Vivencial de Sobradinho; os parques ecológicos dos Jequitibás e Sementes de Itapuã; o Parque Recreativo Sobradinho II; o Parque de Centro de Lazer e Cultura Viva Sobradinho; e o Parque Ecológico Canela de Ema.

O Brasília Ambiental está com consulta pública virtual aberta em seu site para a criação e recategorização de UCs da Bacia Hidrográfica do Ribeirão Sobradinho desde o dia 31 de janeiro até 2 de março. Os estudos técnicos para embasar essa consulta estão disponíveis no mesmo endereço, assim como o vídeo institucional com mais informações sobre a proposta.

O instituto esclarece que a consulta pública não é deliberativa. As contribuições são recepcionadas para aperfeiçoar a proposta. A realização da consulta confere transparência às ações do Governos do Distrito Federal (GDF).

*Com informações do Instituto Brasília Ambiental