16/02/2023 às 15:09, atualizado em 17/02/2023 às 11:02

Muro protege estrutura do metrô vizinha ao Túnel de Taguatinga

Com 75 m de comprimento, muralha de contenção está sendo erguida no emboque do complexo viário que fica próximo à Avenida Elmo Serejo

Por Carolina Caraballo, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

Os mais distraídos talvez nem percebam, mas, ao entrar no Túnel de Taguatinga pela Avenida Elmo Serejo, os motoristas vão passar bem pertinho do metrô. A galeria por onde transita o coletivo fica escondida por um grande aterro. Para proteger a estrutura do subterrâneo, um grande muro de contenção começou a ser construído no emboque do complexo viário.

Muro de contenção vai evitar o deslizamento de material proveniente do aterro | Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

A muralha que vai ladear o túnel do metrô terá 3 metros de altura e impressionantes 75 m de extensão. A robusta construção será sustentada por uma fundação que avança 4 m debaixo da terra, profundidade alcançada com a ajuda de uma perfuratriz. “Serão duas linhas de estacas feitas em concreto armado”, conta o engenheiro civil José Alfredo Aguiar, um dos responsáveis pela obra. “Cada fileira terá 30 pilares”.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Os furos que vão receber as estacas já começaram a ser feitos, assim como as armações que dão reforço aos pilares. A produção é executada no próprio canteiro de obras do Túnel de Taguatinga – as estruturas são feitas com vergalhões de ferro de 1 polegada. Além de proteger as paredes do metrô, o muro de contenção evitará o deslizamento de qualquer material proveniente do aterro.

O Túnel de Taguatinga é a maior obra viária em execução no Distrito Federal, um investimento de R$ 275 milhões. Os mais de 137 mil motoristas que trafegam diariamente pelo centro da região administrativa serão beneficiados.

Muro protege estrutura do metrô vizinha ao Túnel de Taguatinga