16/02/2023 às 08:22, atualizado em 16/02/2023 às 08:26

Viaduto do Recanto começa a receber calçadas e plantio de grama

Também prossegue a implantação da sinalização da obra viária, que tem investimento de quase R$ 31 milhões

Por Agência Brasília* | Edição: Carolina Lobo

O viaduto localizado na Estrada Parque Contorno (DF-001), no trecho de intersecção entre o Recanto das Emas e o Riacho Fundo II, já está na fase de implantação de sinalização.

O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) conta com a parceria da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) na implantação da calçada de aproximadamente 1 km de comprimento e quatro metros de largura, que será sinalizada para ser utilizada tanto por pedestres quanto por ciclistas.

Em paralelo, a equipe destacada pelo DER-DF realiza o plantio de grama. A obra de grande porte foi iniciada em março de 2021, com um investimento de R$ 30,9 milhões.

Implantação da calçada e plantio de grama estão sendo realizados no viaduto localizado na Estrada Parque Contorno (DF-001) | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

A autônoma Érica Tavares, 43 anos, se mostrou animada com a obra. Para ela, o viaduto já faz diferença na qualidade de vida. “Depois que os carros foram liberados para passar tanto por baixo quanto por cima do viaduto, o trânsito melhorou para nós que passamos com nossos veículos por aqui quase todos os dias. E eu percebo que, quando ficar pronta, a calçada vai proporcionar mais segurança para os pedestres e ciclistas, além do que a grama vai deixar tudo mais bonito”, avalia a moradora do Riacho Fundo II há 8 anos.

“É importante salientar a integração que existe entre os órgãos do GDF, uma vez que enquanto os servidores do DER trabalham para finalizar a sinalização, contamos com a ajuda da Novacap para implantar a calçada”, destaca o presidente do DER, Fauzi Nacfur Junior.

Histórico da obra

Já no início deste mês, houve a liberação do tráfego na parte superior do elevado. Com a conclusão desta etapa, cerca de 30 mil motoristas que transitam entre as duas cidades ou em direção ao Plano Piloto ou ao Gama foram beneficiados.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Na primeira fase dos trabalhos foram executadas as estruturas de concreto e a liberação das vias marginais, liberadas para o trânsito em outubro de 2021.

Na etapa seguinte, foi efetuada a escavação do terreno, por onde passam os veículos nos dois sentidos da DF-001. Na terceira fase, no segundo semestre de 2022, foi feita a liberação da parte inferior do viaduto para o tráfego.

*Com informações do DER-DF