17/02/2023 às 16:19

Começa a construção do pavimento rígido no Viaduto do Sudoeste

Faixa de cerca de 1 km de extensão e 4 m de largura será destinada ao trânsito dos ônibus do corredor Eixo Oeste

Por Catarina Lima, da Agência Brasília | Edição: Claudio Fernandes

A obra do viaduto na Estrada Parque Indústrias Gráficas (Epig), entre o Sudoeste e o Parque da Cidade, ganhou mais um componente. Nesta semana, teve início a construção da faixa de cerca de 1 km de extensão e 4 m de largura do pavimento rígido, destinado ao trânsito dos ônibus, do corredor Eixo Oeste. A obra inclui ainda a construção de uma rede de drenagem, já finalizada, e a expansão da lagoa de contenção do Parque da Cidade.

A construção do Viaduto do Sudoeste gera 80 empregos diretos e 120 indiretos | Fotos: Lúcio Bernardo Jr. / Agência Brasília

O corredor Eixo Oeste foi idealizado para permitir que a viagem entre o Sol Nascente e a área central do Plano Piloto dure apenas 30 minutos. Ele passará pelas avenidas Hélio Prates e Comercial Norte, pelo centro de Taguatinga e pela EPTG, onde vai se desmembrar em dois: um lado vai para a Estrada Setor Policial Militar (ESPM) e outro para a Epig.

Engenheiro responsável pela execução do contrato, Carlos Magno Rodrigues afirma que o pavimento rígido, que será usado ao longo de todo Eixo Oeste, tem hoje um preço semelhante ao tradicional asfalto

A próxima etapa da obra do viaduto da Epig será retirar o desvio próximo à Avenida das Jaqueiras, no Sudoeste, e em seguida o que está localizado ao lado do Parque da Cidade. O empreendimento, que foi autorizado em julho de 2021, gera 80 empregos diretos e 120 indiretos.

De acordo com o engenheiro responsável pela execução do contrato, Carlos Magno Rodrigues, o pavimento rígido, que será usado ao longo de todo Eixo Oeste, tem hoje um preço semelhante ao tradicional asfalto. “Com o aumento do preço do petróleo, o valor do asfalto está bem próximo ao do pavimento rígido”, disse o engenheiro, destacando que o asfalto tem em sua composição componentes do petróleo.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

O Viaduto do Sudoeste (Epig) é um entre vários elevados que estão em construção no Distrito Federal. Além desse serviço, o governo trabalha em estruturas no Itapoã/Paranoá, Sobradinho, Riacho Fundo, Recanto das Emas/Riacho Fundo II e vai lançar em breve o Viaduto do Jardim Botânico. Quando concluídas, as obras vão ajudar na mobilidade urbana, diminuindo o tempo das pessoas no trânsito.