17/02/2023 às 20:01

Secretaria da Mulher incentiva a denúncia de assédio neste Carnaval

A campanha “Mulher, você não está sozinha” promove a participação de todos no combate à violência de gênero

Por Agência Brasília* | Edição: Carolina Lobo

As equipes da Secretaria da Mulher (SMDF) saíram a campo, na manhã desta sexta-feira (17), para entregar cerca de 200 cartazes nos principais bares e comércios do DF. A campanha Mulher, você não está sozinha estimula a denúncia e divulga os canais de ajuda às mulheres vítimas de assédio e violência neste Carnaval.

Cartazes foram distribuídos nos principais bares e comércios do DF | Fotos: SMDF

A secretária da Mulher, Giselle Ferreira, destaca que a ação é fundamental para que todas as foliãs peçam ajuda caso se sintam coagidas durante os festejos. “Não se cale, não tenha medo, peça ajuda e denuncie são os lemas da campanha, que não é voltada somente às vítimas, mas a todos que presenciam qualquer tipo de coação ou importunação a mulheres. Vamos meter a colher sim”, frisa a secretária.

As equipes foram divididas em quatro grupos, com servidores da pasta, que distribuíram cerca de 200 cartazes entre os locais de grandes concentrações carnavalescas como o Setor Comercial Sul, a Galeria dos Estados, Rodoviária do Plano Piloto, Praça dos Prazeres, Estádio Nacional Mané Garrincha, além dos blocos carnavalescos, como o Bloco do Prazer, e bares e comércios no Plano Piloto, Águas Claras, Arniqueira, Taguatinga, Ceilândia, Cruzeiro, entre outros.

Cartazes foram fixados em locais de grande circulação de pedestres

Para a assessora do Observatório da Mulher, Monica Peres, a conscientização das mulheres e o conhecimento dos canais de denúncia são de fundamental importância para o combate ao assédio no Carnaval. A servidora da SMDF informa que as equipes foram muito bem recebidas nos bares e pelos comerciantes: “Todos foram muito receptivos e apoiaram a campanha. Colocamos os cartazes em locais chave para a correta divulgação. Estamos muito felizes de poder fazer parte desta ação”.

*Com informações da Secretaria da Mulher