18/02/2023 às 19:32

Aprovado projeto para rotas acessíveis e praça em São Sebastião

Quadra 2 do Bairro São Bartolomeu também terá estacionamento, arborização, parque infantil e circuito de bicicleta

Por Agência Brasília* | Edição: Claudio Fernandes

Os moradores de São Sebastião serão beneficiados com várias melhorias na Quadra 2 do Bairro São Bartolomeu, como a criação de calçadas com rotas acessíveis, uma nova praça com parque infantil, plantio de árvores e estacionamento público. O projeto, desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), foi aprovado pela Portaria n° 14, publicada nesta semana no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF).

Na Quadra 2 do bairro São Bartolomeu, fica o ginásio poliesportivo: acesso a esse e outros equipamentos públicos vai melhorar com o projeto da Seduh | Foto: Magali Carvalho/Ascom Administração Regional de São Sebastião

A proposta é uma demanda da Administração Regional de São Sebastião e prevê a requalificação de uma área de 15.591 m². No local, ficam o ginásio poliesportivo, o centro olímpico, o Instituto Federal Brasília de São Sebastião (IFB) e dois centros de ensino fundamental. Contudo, o acesso a esses equipamentos públicos tem restrições, já que as vias e calçadas não foram implementadas, gerando dificuldades na circulação de pedestres.

Pelo projeto, é esperada a criação de 4.500 m² de calçadas acessíveis, sendo algumas com passeio comum e outras para uso compartilhado entre ciclistas e pedestres. As rotas terão rampas de acesso e vão ligar os centros de ensino ao ponto de ônibus local e às áreas residenciais.

[Olho texto=”“Em linhas gerais, o projeto prevê a requalificação de um espaço público pouco aproveitado, com a implementação de vias, estacionamento e calçadas, rotas claras e acessíveis entre os equipamentos públicos e as paradas de ônibus”” assinatura=”Vitor Recondo, subsecretário de Projetos e Licenciamento de Infraestrutura da Seduh” esquerda_direita_centro=”direita”]

A iniciativa pretende oferecer mais acessibilidade para o local, incentivando o uso de bicicletas pela comunidade, consolidando as vias como locais de baixa velocidade, além de garantir iluminação pública e arborização contínua ao longo dos percursos.

Quanto ao estacionamento, o projeto contempla a criação de 131 vagas públicas para carros, motocicletas e paraciclos. Nessa parte, também é prevista arborização a cada dez metros, menos em pontos impedidos pela existência de redes de infraestrutura urbana.

“Em linhas gerais, o projeto prevê a requalificação de um espaço público pouco aproveitado, com a implementação de vias, estacionamento e calçadas, rotas claras e acessíveis entre os equipamentos públicos e as paradas de ônibus”, resumiu o subsecretário de Projetos e Licenciamento de Infraestrutura da Seduh, Vitor Recondo.

[Olho texto=”“A futura praça vai se tornar um ponto excelente para incentivar os encontros da comunidade”” assinatura=”Roberto Medeiros, administrador regional de São Sebastião” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Praça

O projeto prevê 2.950 m² para a nova praça, que ficará próxima ao ginásio poliesportivo. Ela terá espaços para quiosque, mesas de xadrez, bicicletário, mobiliários como bancos e lixeiras, e canteiros que poderão se tornar hortas conforme o interesse da comunidade local.

Também está previsto um parque infantil acessível com escorregadores, paredes de escalada e um espaço com areia, além de um pequeno circuito de bicicleta e skate infantil.

A praça ainda terá lugar para feiras ou pequenos eventos comunitários. A ideia é fortalecer a integração entre os equipamentos públicos que já existem no local, trazer mais vitalidade ao ambiente e propiciar encontros que fortaleçam os laços comunitários.

“A futura praça vai se tornar um ponto excelente para incentivar os encontros da comunidade”, comentou o administrador regional de São Sebastião, Roberto Medeiros. “Sem mencionar a arborização que ficará ao redor, garantindo sombreamento aos pedestres e mais qualidade de vida a quem passa por ali”, ressaltou.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Próximos passos

A portaria entra em vigor a partir da data da sua publicação. Após a aprovação, o projeto será encaminhado para orçamento e obtenção de recursos para a licitação da obra.

Até o momento, o GDF já aprovou a criação de rotas acessíveis próximas da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de São Sebastião e dos hospitais de Planaltina, Sobradinho, Guará, Ceilândia, Samambaia, Santa Maria e Brazlândia.

*Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação