18/02/2023 às 20:45, atualizado em 18/02/2023 às 21:29

Sábado de segurança e tranquilidade no Carnaval brasiliense

Durante todo o dia, foram realizadas operações de trânsito, reforço de policiamento e fiscalização preventiva

Por Agência Brasília* | Edição: Claudio Fernandes

A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) informa que, até as 18h deste sábado (18), não foram registradas ocorrências criminais graves relacionadas aos eventos de Carnaval espalhados pelo DF.

A presença das forças de segurança vem proporcionando um Carnaval seguro para as famílias do Distrito Federal | Fotos: André Feitosa/Ascom SSP/DF

A folia segue tranquila, e está sendo monitorada pelo Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob), que reúne 29 órgãos, instituições e agências do Governo do Distrito Federal (GDF) voltados para segurança, mobilidade, saúde, prestação de serviço público e fiscalização.

Para facilitar a atuação, as forças de segurança contam como base a estrutura da Cidade Policial, que está montada ao lado da Torre de TV. No local, que serve como ponto de apoio aos agentes de segurança, há os comandos móveis das corporações.

As forças de segurança contam como base a estrutura da Cidade Policial, que está montada ao lado da Torre de TV

Carnaval da Paz

A Polícia Militar (PMDF) mantém policiamento em todo o DF, assim como os atendimentos pelo telefone 190. Equipes especializadas também participam do policiamento da Operação Carnaval 2023, como as da Cavalaria, Batalhão de Trânsito, motopatrulhamento e Batalhão de Operações Aéreas (Bavop) e de Cães (BPCães), além de Rotam e Choque.

A Polícia Civil (PCDF) registrou 14 ocorrências por furto (11 celulares), duas ocorrências por lesão corporal, dois roubos e um registro por tráfico de drogas.

A Delegacia Móvel da PCDF está na Cidade Policial, onde é possível fazer o registro de ocorrências e bloqueio de celulares roubados ou furtados, por meio do programa Fora da Rede.

A Delegacia Móvel da Polícia Civil conta com o apoio do ônibus do Instituto de Identificação

A Delegacia Móvel conta com o apoio do ônibus do Instituto de Identificação (II). O local serve para identificação de pessoas, em casos de não apresentação de documentação pessoal em abordagens. O posto conta, ainda, com o apoio de equipes compostas por agentes de custódia da corporação. Caso algum foragido seja reconhecido, será preso imediatamente e levado à 5ª DP.

O Corpo de Bombeiros não registrou atendimentos relacionados às festividades de Carnaval neste sábado. Para os dias de folia, a corporação pede atenção especial com crianças e idosos e orienta o público a alimentar-se de forma adequada, ingerir bastante água e fechar registro de água e gás ao sair de casa para evitar inundações e incêndio. Outra recomendação é a de, em ambientes fechados, observar a presença de brigadistas, preventivos e saídas de emergências.

O Corpo de Bombeiros não registrou atendimentos relacionados às festividades de Carnaval neste sábado

A Subsecretaria do Sistema de Defesa Civil fiscalizou, até agora, toda a estrutura provisória de 40 locais de eventos de Carnaval, verificando itens como geradores, tendas, pórticos, arquibancadas, circuitos elétricos e carros de som, além da estabilidade e do aterramento de todas as estruturas. O foco é a segurança dos usuários.

Caso o cidadão encontre situação de risco em um evento, deve entrar em contato imediatamente com a Defesa Civil, por meio do telefone 199. Há equipes de plantão 24h para atender as solicitações.

O DF Legal interditou um bloco carnavalesco na Asa Norte, por falta de apresentação da documentação em tempo hábil para as vistorias das forças de segurança.

O Detran esteve presente em 18 eventos de Carnaval neste sábado, fazendo controle de tráfego no acesso à folia e apoiando os pedestres na travessia das vias

Segurança viária

O Departamento de Trânsito (Detran) esteve presente em 18 eventos de Carnaval neste sábado, fazendo controle de tráfego no acesso à folia e apoiando os pedestres na travessia das vias próximas ao Parque da Cidade, Setor de Autarquias Norte, CCBB, Calaf, Quadradin da Folia, Setor Carnavalesco Sul, Sudoeste, UnB, Comerciais Norte (201, 404, 408 e 410), Jardim Botânico, Praça do Relógio, Águas Claras e Setor de Autarquias Sul.

Entre 15h e 17h30, o Detran realizou operação com foco na lei seca no Guará e na Vila Planalto, locais onde os agentes flagraram dois condutores com a CNH vencida há mais de 30 dias, dois inabilitados, e fizeram duas autuações por motivos diversos. Além disso, removeram 12 veículos para o depósito.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Ao todo, 90 servidores do departamento distribuídos em 35 viaturas, seis motocicletas e uma aeronave, foram destacados para as operações.

Não foram registrados acidentes de trânsito graves nas proximidades dos eventos.

Proteção à mulher

A Secretaria da Mulher lançou a campanha Mulher, você não está sozinha, que estimula a denúncia e divulga os canais de ajuda às mulheres vítimas de assédio e violência neste Carnaval.

Os registros de ocorrência podem ser efetuados em qualquer delegacia nas regiões administrativas, nas unidades dedicadas ao atendimento da mulher – a Deam I, que fica na Asa Sul, e a Deam II, que está localizada no centro de Ceilândia -, ou, ainda, por meio da Maria da Penha Online.

Sábado de segurança e tranquilidade no Carnaval brasiliense