19/02/2023 às 20:27, atualizado em 20/02/2023 às 08:41

Celina Leão visita Cidade Policial e ressalta segurança empregada na folia

Acompanhada de diversos secretários, governadora em exercício elogia estrutura e acredita em balanço positivo neste Carnaval

Por Rafael Secunho, da Agência Brasília | Edição: Isaac Marra

A governadora em exercício Celina Leão e secretários de Estado visitaram, neste domingo (19), a central de segurança montada para o Carnaval de Brasília. Ela caminhou pela chamada Cidade Policial, na Torre de TV,  conheceu os comandos móveis das polícias Militar e Civil, do Corpo de Bombeiros, e outras instalações como a tenda do Samu-DF.  O local é o ponto de apoio aos agentes de segurança que trabalham no Carnaval da Paz.

Celina reforçou que, até o momento, os dias de folia transcorreram com normalidade e a expectativa é que os números relacionados à segurança sejam melhores que os do carnaval de 2020, o último antes da pandemia. “Está tudo dentro da expectativa que planejamos. As forças de segurança estão nas ruas, assim como aqui na Cidade Policial, garantindo a tranquilidade da população”, explicou.

“Uma estrutura unificada como essa aqui na Torre de TV permite um monitoramento importante, uma troca de informações entre os órgãos sobre o que está acontecendo pelo DF. Com isso, esperamos um balanço muito positivo até a quarta-feira”, acrescentou a governadora em exercício.  Ao lado de Celina durante  a caminhada pela Cidade Policial, o secretário de Segurança, Sandro Avelar, explicou que a base montada serve como ponto estratégico para deslocamento dos agentes.

“Daqui a gente encaminha as viaturas das forças policiais e do Detran para alguns pontos onde está havendo folia, locais onde há grande aglomeração de pessoas e blocos maiores como o Raparigueiros, por exemplo”, disse.  “Temos um efetivo comprometido com a segurança do folião e da sociedade, em um trabalho de integração com a presença maciça de agentes da PM , Polícia Civil, do Detran e Corpo de Bombeiros”, frisou Avelar.

Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília

Acompanhada de secretários de Estado, a governadora em exercício esteve nas instalações de onde se faz o monitoramento dos blocos carnavalescos. Foto: Renato Alves/Agência Brasília

O Raparigueiros, que vai à rua neste domingo, é o bloco que mais apresentou ocorrências em carnavais recentes e será acompanhado de perto pela SSP. Na Cidade Policial, vale lembrar, o cidadão também pode registrar uma queixa policial. A Delegacia Móvel da PCDF está no local e é possível fazer o registro de ocorrências e bloqueio de celulares roubados ou furtados, por meio do programa Fora da Rede.

Diversão em paz

Já o secretário de Cultura e Economia Criativa, Bartolomeu Rodrigues, observou que o trabalho feito pelo GDF vem permitindo ao brasiliense curtir um carnaval tranquilo na capital. “Temos uma variedade grande de blocos e festas em todo o DF e o folião pode brincar em paz. Lembrando que se for beber, não dirija. Os ônibus e o metrô estão funcionando, além da carona solidária em que os que não bebem, podem colaborar”, ressaltou.

Na avaliação do secretário de Governo, José Humberto Pires de Araújo, a soma de esforços das pastas vai surtir bons resultados. “Estamos todos organizados aqui para proporcionar uma festa alegre, animada, mas em paz”, pontuou.   “Este foi um pedido especial da governadora em exercício e acredito que ela saiu daqui muito satisfeita”, concluiu.

Também participaram da visita os secretários de Saúde, Lucilene Florêncio, do DF Legal, Cristiano Mangueira, os comandantes das forças de segurança e o administrador regional do Plano Piloto, Valdemar Medeiros.

Celina Leão visita Cidade Policial e ressalta segurança empregada na folia