19/02/2023 às 21:42, atualizado em 21/02/2023 às 09:06

Segurança chama atenção para cuidados ao volante

Quantidade de motoristas flagrados em ações educativas em várias cidades de todo o DF reforça a necessidade de realização de campanhas e blitze como estão sendo feitas

Por Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno

Os cuidados no trânsito devem ser redobrados durante o carnaval. A temática tem sido o foco de grande parte das campanhas de conscientização do Governo do Distrito Federal (GDF), Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) e órgão de trânsito. Entre sexta (17) e este domingo (19), quase 500 pessoas dirigiam após ingestão de bebida alcoólica nas vias do DF, o que reforça a necessidade da atenção. O trabalho preventivo será contínuo nos dias de folia. Mais de 4 mil pessoas já passaram nesses dois dias por ações educativas.

Governadora em exercício Celina Leão visita a Cidade da Segurança acompanhada por secretários de Estado e ressalta as ações de segurança no Carnaval | Fotos: Flávio Alves/ Ascom SSP-DF

“Estamos realizando campanhas e pontos de bloqueio na área central de Brasília, adjacências e nas regiões administrativas, com intuito de conscientizar a população sobre os cuidados e as consequências de dirigir sem a devida atenção ou sob efeito do álcool. Todo o governo está integrado, por meio da união de esforços e ações coordenadas, para que as pessoas saiam, se divirtam e voltem para suas casas com tranquilidade e segurança”, ressalta o secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar.

A PMDF chegou a autuar, entre a noite de sexta (17) e este domingo (19), 752 motoristas dirigindo e falando ao celular. “Esta é, sem dúvida, uma questão central quando falamos em segurança no trânsito. Infelizmente, mesmo diante de todos os esforços para coibir esta prática, muitos indivíduos persistem. Um segundo sem a devida atenção ao volante, pode custar a vida de uma pessoa”, ressalta o titular do Comando de Policiamento de Trânsito da PMDF, coronel Edvã de Oliveira.

[Olho texto=”“Reforçamos a importância de não beber e dirigir. E se beber, chame um transporte por aplicativo ou volte de carona com alguém que não tenha ingerido bebida alcoólica”” assinatura=”Coronel Edvã de Oliveira, comandante de Policiamento de Trânsito da PMDF” esquerda_direita_centro=”direita”]

No mesmo período, o levantamento parcial da corporação aponta, ainda, que 338 pessoas foram flagradas dirigindo após ingestão de álcool e 44 veículos foram levados ao depósito, por apresentarem irregularidades. “Reforçamos a importância de não beber e dirigir. E se beber, chame um transporte por aplicativo ou volte de carona com alguém que não tenha ingerido bebida alcoólica”, completa.

Detran

Da noite de sexta (17) até este domingo (19), o Detran-DF realizou 36 operações de patrulhamento e blitz em regiões administrativas. Os agentes de trânsito abordaram um total de 617 condutores, flagrando 118 dirigindo sob a influência de álcool. Durante as operações, 31 condutores foram autuados por não possuírem habilitação e 19 por estarem com a CNH vencida. Além disso, 49 veículos foram removidos para os depósitos. Ao todo, 289 motoristas foram flagrados utilizando celular.

[Olho texto=”Ao todo foram abordadas 1,8 mil pessoas que receberam materiais educativos na Tenda do Detran, localizada no Estacionamento 12, do Parque da Cidade. A expectativa é que mais de 5 mil pessoas passem pelo local até o final do Carnaval” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Na noite de sexta-feira (17) o Detran coordenou a 21ª edição da Operação Força Conjunta, uma ação integrada com os demais órgãos de trânsito do DF, como a PMDF, Departamento de Estradas de Rodagem (DER/DF) e Polícia Rodoviária Federal (PRF). A operação ocorre mensalmente e cada edição fica sob a coordenação de uma das quatro instituições integrantes.

Neste domingo de carnaval, o Detran esteve presente em 19 eventos de carnaval, realizando controle de tráfego no acesso ao evento, organizando e fiscalizando os estacionamentos e apoiando a travessia de pedestres. O Departamento seguirá com operações até a finalização dos eventos carnavalescos.

Ações Educativas

A equipe do Núcleo de Campanha Educativa de Trânsito permaneceu ao longo de toda a tarde no Bloco da Baratinha, no estacionamento 12 do Parque da Cidade. As ações contaram com a presença dos bonecos, dos repentistas e de servidores para conversar com os pais e com as crianças com o objetivo de promover a conscientização por um carnaval seguro.

Ao todo foram abordadas 1,8 mil pessoas que receberam materiais educativos na Tenda do Detran, localizada no Estacionamento 12, do Parque da Cidade. A expectativa é que mais de 5 mil pessoas passem pelo local até o final do Carnaval.

Além disso, de sexta(17) até este domingo (19) o departamento atendeu mais de 2.000 pessoas nas Blitz Educativas, que são ações de ruas e minipalestras nos bares de diferentes regiões administrativas.

A equipe do Núcleo de Campanha Educativa de Trânsito, permaneceu ao longo de toda a tarde no Bloco da Baratinha, no estacionamento 12 do Parque da Cidade. As ações contaram com a presença dos bonecos, dos repentistas e de servidores para conversar com os pais e com as crianças com o objetivo de promover a conscientização por um carnaval seguro

Policiamento

A PMDF segue com reforço do policiamento até a madrugada, após a finalização dos blocos e dispersão do público. A corporação atua com efetivo exclusivo para o carnaval, além do reforço das unidades especializadas, como as da Cavalaria, Batalhão de Trânsito, Motopatrulhamento, Batalhão de Operações Aéreas (Bavop) e de Cães (BPCães), além de Rotam e Choque. A atuação nas regiões administrativas segue com apoio dos batalhões de área. O policiamento convencional permanece em todo o DF.

Identificação infantil

A PMDF reforça a importância da identificação de crianças. Ainda dá tempo de fazer o crachá disponibilizado pela corporação, por meio deste link.

Além disso, militares estiveram neste domingo (19) no Estacionamento 12 (Baratinha) e Praça das Fontes (Carnapati), no Parque da Cidade para confecção de pulseirinhas de identificação infantil. Desde o início do carnaval, foram distribuídas 800 pulseirinhas aos pequenos. Cinco crianças se perderam dos responsáveis e foram encontradas pelos militares e entregues aos responsáveis neste domingo (19).

Na segunda (20) os policiais estarão novamente na Praça das Fontes e, na segunda (21), retornam aos dois eventos para continuar a identificação.

Ocorrências

Nenhuma ocorrência relacionada ao Carnaval foi registrada pela Polícia Civil do DF. A corporação reforça a importância do registro de ocorrência, seja por meio digital, seja presencialmente, nas regiões administrativas ou na Cidade Policial, que conta com apoio da Delegacia Móvel.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Os efetivos das delegacias da área central – 1ª e 5ª – e regiões administrativas tiveram plantões reforçados, assim como as delegacias da Criança e do Adolescente (DCA) e Especial de Atendimento à Mulher (Deam).

CBMDF

O Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF) atendeu seis ocorrências neste domingo (19), sendo um atendimento clínico e outro psiquiátrico, uma pessoa sentindo dor abdominal e três por alcoolemia.

*Com informações da SSP-DF

Segurança chama atenção para cuidados ao volante durante o Carnaval