20/02/2023 às 17:34, atualizado em 20/02/2023 às 17:35

Dicas para se manter hidratado e alimentado durante o Carnaval

Para curtir a folia com saúde, recomenda-se apostar no consumo de água e de frutas, principalmente para quem for ingerir bebida alcoólica

Por Adriana Izel, da Agência Brasília | Edição: Carolina Lobo

Depois de dois anos sem Carnaval devido às medidas de combate à pandemia da covid-19, os foliões estão sedentos para aproveitar a festa. Mas para curtir a folia com saúde é preciso adotar alguns cuidados básicos. Um dos mais importantes é manter a hidratação, já que o corpo costuma perder muito líquido devido à combinação de suor e bebida alcoólica.

“É importante que as pessoas se hidratem bem. Essa é uma recomendação para todos, porque muitos bloquinhos são durante o dia e a pessoa fica dançando, caminha-se muito e muitas vezes debaixo do sol quente”, afirma a gerente de Serviços de Nutrição da Secretaria de Saúde, Carolina Gama.

Gerência de Alimentos da Subsecretaria de Vigilância Ambiental atua para regulamentar a atuação dos foodtrucks e comércio de rua para que os foliões corram menos riscos | Foto: Vinicius de Melo/Agência Brasília

Por isso, a orientação é caprichar no consumo de água. “Bebidas ultraprocessadas como refrigerante e sucos industrializados não são indicadas. O ideal é água mesmo. Outras opções são a água de coco e o suco de fruta natural”, destaca. Os sucos de melancia e melão são os mais indicados por serem frutas com maior quantidade de água.

Quem for fazer uso de bebida alcoólica, precisa dobrar a quantidade de água. Segundo Carolina Gama, é necessário intercalar a ingestão de cerveja ou de outras bebidas com álcool e água. O objetivo é evitar a desidratação e, consequentemente, a ressaca.

“Os sintomas da ressaca estão muito relacionados com a desidratação que a própria bebida alcoólica causa por ser diurética. Então, se a pessoa não consome a bebida alternando com água, assim que possível ela deve consumir água e alimentos com carboidrato. A glicose contribui para a reidratação”, indica a gerente da Secretaria de Saúde.

Alimentação

A alimentação também deve ser levada em conta durante o período de Carnaval. “É importante manter uma alimentação baseada nos alimentos que já está acostumado a consumir. Arroz, feijão, carne e salada. A alimentação deve ser feita antes de ir para a festa, mas com um tempo antes para que não se tenha indigestão”, explica Carolina Gama. A nutricionista sugere a inserção de frutas e vegetais no cardápio.

Para quem for comer fora de casa, é preciso ter cuidado com alimentos que são mais suscetíveis a causarem infecção alimentar se armazenados de forma inadequada. “Ovos, leite e carnes são os alimentos mais relacionados às infecções. As comidas úmidas também têm muita relação com o desenvolvimento de microrganismos”, comenta.

Neste Carnaval, a Gerência de Alimentos da Subsecretaria de Vigilância Ambiental atua para regulamentar a atuação dos foodtrucks e comércio de rua para que os foliões corram menos riscos.