21/02/2023 às 13:43, atualizado em 03/03/2023 às 15:56

Centro de Ceilândia ganha mutirão de limpeza das vias

Ao todo, 20 bocas de lobo serão desobstruídas e limpas, o que vai melhorar a drenagem e beneficiar 120 mil pessoas que passam diariamente pela região

Por Catarina Lima, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

Em breve, o centro de Ceilândia estará de cara nova. Em parceria com a administração da cidade e a Secretaria de Administração Penitenciária (Seape), o GDF Presente executa serviços de limpeza em todo o centro da região, por onde transitam diariamente 120 mil pessoas. Pela Seape, participam da ação dez reeducandos do projeto Mãos Dadas.

Equipes atuam na desobstrução de bueiros: trabalho ajuda a evitar os alagamentos na cidade | Foto: Divulgação/GDF Presente

O trabalho faz parte do mutirão criado para minimizar os danos causados pelas fortes chuvas que recentemente castigaram a cidade. As quadras atendidas são QNM 17, QNM 18, CNM 1, Área Especial e CNM 2, próximo à Feira Central. “Está prevista a limpeza e recuperação de 20 bocas de lobo, e o trabalho já foi concluído em dez delas”, informa o diretor de Obras da Administração Regional de Ceilândia, Sérgio Pimenta. 

A equipe também fez manutenção em um terreno usado como área de lazer na QNP 9. Nessa quadra, do Setor P Norte, em frente à Avenida Hélio Prates, além da limpeza de três bocas de lobo, houve capina e fresagem de meios-fios. “A limpeza dos bueiros vai melhorar a captação de água das chuvas e trará mais conforto para os moradores da região que utilizam o local”, ressalta Sérgio Pimenta.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

“A desobstrução de bocas de lobo é muito bem-vinda”, reforça o vice-presidente financeiro da Associação Comercial de Ceilândia, Clemilton Saraiva, segundo o qual existem mil pontos comerciais na parte central da cidade. 

Melhorias na iluminação da cidade também estão incluídas nos trabalhos do mutirão. O projeto para a maior cidade do DF vai passar por correção asfáltica, limpeza e desobstrução de bocas de lobo, troca e reparo de tampas de concreto, retirada de entulho e lixo verde, sinalização viária horizontal e vertical, manutenção da rede de água e de esgoto e manutenção da rede de iluminação pública.

Centro de Ceilândia ganha mutirão de limpeza das vias