21/02/2023 às 15:19, atualizado em 03/03/2023 às 15:56

Foliões curtem Carnaval tranquilo na noite de segunda-feira

Não houve registros de casos graves de violência pelos órgãos de segurança nos festejos pelo Distrito Federal

Por Agência Brasília* | Edição: Claudio Fernandes

Durante a noite desta segunda-feira (20) até a madrugada de terça-feira (21), os órgãos de segurança pública do Distrito Federal atuaram novamente de forma intensa para garantir a tranquilidade dos foliões que escolheram a capital federal como destino para aproveitar o Carnaval. Não foram registrados casos de violência. Houve, no entanto, episódios isolados de furtos e de apreensões de drogas e arma branca.

Policiais militares fizeram ações ostensivas em diversas regiões da cidade, com a finalidade de coibir a prática de crimes e garantir a tranquilidade dos cidadãos | Fotos: Rodrigo de Castro/Ascom SSP-DF

As equipes da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) fizeram ações ostensivas em diversas regiões da cidade, com a finalidade de coibir a prática de crimes e garantir a tranquilidade dos cidadãos. A corporação foi acionada em sete ocorrências ao longo da noite de segunda (20), sendo duas de furto a transeunte, duas de apreensão de armas brancas e três relacionadas a tráfico de drogas. No total, a PMDF apreendeu quatro armas brancas.

No Setor Comercial Sul (SCS), policiais militares foram abordados por foliões que viram outros participantes fazendo uso indevido de gás lacrimogêneo próximo ao palco, causando tumulto. Os PMs agiram rapidamente para normalizar a situação, apreendendo tubos da substância. Os bombeiros também foram acionados para prestar atendimento ao público.

No acumulado das ocorrências, a Polícia Civil do DF (PCDF) informou que houve 41 registros entre as 18h de segunda (20) e a 1h desta terça-feira (21), período em que não houve casos com uso de violência. A maioria dos registros foi de furtos, principalmente de aparelhos telefônicos. Constam também dois atos infracionais praticados por crianças ou adolescentes, três ocorrências de tráfico de drogas, um caso de embriaguez ao volante e outro de perturbação de sossego.

Os bombeiros realizaram 17 atendimentos na segunda-feira (20), totalizando 86 desde o início do Carnaval no DF

Primeiros socorros

O Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF) realizou 17 atendimentos na segunda-feira (20), totalizando 86 desde o início do Carnaval. Entre os tipos de ocorrências dos bombeiros, as mais frequentes envolveram alcoolemia, que representaram 36,4% do total dos chamados. Ontem, foram nove atendimentos em razão do uso exacerbado de álcool que precisaram da intervenção do órgão. O CBMDF atuou ainda em ocorrências de ferimento e intoxicação por ingestão, entre outras.

Operações de trânsito

O Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF) participou de ações de controle de tráfego, fazendo abordagens a condutores de veículos e alertando principalmente sobre os efeitos do uso de álcool no trânsito. Mais de 300 pessoas foram também abordadas em estabelecimentos comerciais e receberam material com o slogan: “Beber e dirigir não tem desculpa”.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Durante as abordagens de trânsito no Parque da Cidade, Recanto das Emas, Ceilândia e Planaltina, foram feitos 47 flagrantes de condutores embriagados pelo Detran-DF, cinco de condutores inabilitados, quatro de condutores com a CNH vencida há mais de 30 dias, além de 42 de infrações diversas. Um total de 31 veículos foram removidos aos depósitos da autarquia.

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) também autuou nove condutores por recusa em realizar o teste do bafômetro, dois por condução do veículo com capacidade psicomotora alterada em razão de álcool ou outra substância psicoativa e quatro inabilitados, entre outras infrações de trânsito registradas em abordagens na DF-533 e na DF-003. O DER-DF removeu um total de dez veículos ao depósito.

Vistorias

A Secretaria DF Legal informou que, na tarde e noite de segunda-feira, foram vistoriados cinco eventos, em que cerca 370 ambulantes foram abordados. Foi efetuada uma apreensão de materiais utilizados para o comércio ambulante sem permissão. O órgão relatou que as operações se deram de forma pacífica, contribuindo para um Carnaval de paz.

A Defesa Civil ainda atuou em três vistorias ontem. Durante uma das vistorias, um evento programado para o Jardim Botânico não foi autorizado por falta da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART). No entanto, a Defesa Civil poderá realizar nova vistoria para aprovar o evento, caso os organizadores apresentem a documentação pendente. Desde o início das festividades, a Defesa Civil realizou um total de 43 vistorias.

*Com informações da Secretaria de Segurança Pública

Tarde tranquila no terceiro dia de carnaval do DF