22/02/2023 às 12:00, atualizado em 03/03/2023 às 15:55

Bloco Pacotão homenageia um dos seus fundadores

Cartunista Joka Pavarotti, falecido em 2021, foi reverenciado pelas ruas do Plano Piloto na terça (21)

Por Agência Brasília* | Edição: Claudio Fernandes

De volta às ruas do DF após dois anos, o Pacotão agitou a 302 Norte na tarde de terça-feira (21). Em 2023, o bloco homenageia um de seus fundadores, o cartunista Joka Pavarotti, falecido em 2021. A festa reuniu milhares de foliões que aproveitaram as marchinhas, o som do grupo percussivo Àsé Dúdú e a tradicional Banda Podre do Pacotão, enquanto o trio fazia o trajeto até a 502 Sul.

A estimativa de público do Pacotão foi de aproximadamente 10 mil pessoas, que interagiram na concentração, na 302 Norte, e depois seguiram caminhada até a 502 Sul | Foto: Lázaro Mendes/Divulgação/ Secec

A paixão pelo Carnaval passou de pai para filho, e quem preside o Pacotão hoje é Marcelo Silva, herdeiro de Joka Pavarotti. ‘‘Há 15 anos, eu comecei a frequentar a festa com meus pais. Tenho lembranças da minha mãe vendendo camisetas na porta do restaurante Picanhas do Sul, e a cada ano eu fui ficando mais envolvido, recorda. ‘‘Passei a resolver algumas questões organizativas e, nos últimos anos, me entreguei à produção dessa folia. Ainda não tenho filhos, mas, se os tiver, com certeza eles serão pacotinhos’’, brinca o organizador.

Ainda segundo Marcelo, a verba direcionada a partir do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) foi essencial para o Carnaval do Pacotão.‘‘Antes da pandemia, tínhamos outros patrocínios, mas entre 2021 e 2022, muitos estabelecimentos foram fechados, verbas foram suprimidas e acabou ficando difícil conseguir angariar fundos, conta. ‘‘Hoje, o bloco só está na rua por conta desse recurso do GDF. Indiretamente, mais de 500 famílias estão sendo beneficiadas com a renda gerada aqui, envolvendo trabalhos diretos e indiretos’’, diz.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Veteranos e debutantes

A médica e professora Leonora Vianna, 72 anos, é uma fã de carteirinha do Pacotão e estava com saudades de ver o bloco na rua. ‘‘Acompanho o Pacotão há muitos anos, e o que sempre me chama a atenção é a forma como o bloco consolida e retrata críticas ao governo, destaca. “Além disso, acredito que o Carnaval é para todas as idades e para todas as pessoas’’, defende.

E Leonora não foi sozinha para o bloco. Este ano, ela levou uma amiga, a aposentada Mercedes Cavalcanti, 79. ‘‘É a primeira vez que venho ao Pacotão e estou amando! Moro em Brasília desde 1964 e nunca tinha vindo’’, relata a animada aposentada. “Agora já quero estar aqui também no ano que vem’’.

De acordo com os organizadores, a estimativa de público do bloco foi de aproximadamente 10 mil pessoas, que interagiram na concentração, na 302 Norte, e depois seguiram em caminhada até a 502 Sul. O Pacotão traz em sua história grandes críticas à política brasileira, e seu nome surgiu para ironizar o chamado pacote de abril, lançado pelo presidente Ernesto Geisel durante o regime militar.

*Com informações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Bloco Pacotão homenageia um dos seus fundadores