22/02/2023 às 19:17, atualizado em 03/03/2023 às 15:53

GDF e Raparigueiros discutem atuação do bloco no Carnaval

Encontro com o secretário Bartolomeu Rodrigues firmou compromisso de segurança e conforto para os foliões nas edições futuras da festa

Por Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger

[Olho texto=”“Chegamos a um entendimento e estabelecemos, a partir de hoje, um acordo de cooperação, compromisso para que possamos caminhar para o Carnaval de 2024 com mais segurança, até mais do que em 2023”” assinatura=”Bartolomeu Rodrigues, secretário de Cultura e Economia Criativa” esquerda_direita_centro=”direita”]

Um pacto de compromisso com a melhoria da segurança, percurso e conforto do folião a partir de medidas socioeducativas. Foi o que ficou acertado em reunião realizada entre os diretores do Bloco Raparigueiros, o presidente da Liga dos Blocos Tradicionais de Brasília e o secretário de Cultura e Economia Criativa, Bartolomeu Rodrigues. O encontro aconteceu na tarde desta quarta-feira (22), na sede da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) e contou ainda com a presença da subsecretária de Difusão e Diversidade da pasta, Sol Montes.

“Chegamos a um entendimento e estabelecemos, a partir de hoje, um acordo de cooperação, compromisso para que possamos caminhar para o Carnaval de 2024 com mais segurança, até mais do que em 2023”, destacou o secretário Bartolomeu Rodrigues. “A violência não é extirpada só pela vontade. Depende de uma conjunção de fatores, da cooperação de todos os envolvidos, inclusive da própria população, daqueles que vão brincar o carnaval”, observou o gestor.

Diretores do Bloco Raparigueiros, o presidente da Liga dos Blocos Tradicionais de Brasília e o secretário de Cultura e Economia Criativa, Bartolomeu Rodrigues, se reuniram nesta quarta-feira (22) | Foto: Hugo Lira/Secec

A conversa entre o GDF e representantes do bloco Raparigueiros foi motivada após cogitação de que o tradicional grupo carnavalesco, após casos de violência durante o evento, poderia ficar de fora das próximas edições da festa – o que não vai acontecer. A solução encontrada foi a criação de medidas cautelares para o aprimoramento e melhor atuação dos Raparigueiros no Carnaval de Brasília.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

“Os diretores do bloco estão imbuídos da maior boa vontade e interesse para que cheguemos a um entendimento e que eles saiam no próximo carnaval com toda a garantia de segurança necessárias, que forneça essa segurança para a sociedade”, destacou o secretário.

Presidente do Bloco Raparigueiros, Jean Costa faz um balanço do encontro com o titular da pasta de Cultura do DF.  “Saímos da reunião bastante contentes com a posição do secretário, a cultura vai ser preservada. Nós vamos fazer um estudo durante o ano, apresentar propostas de melhoria da segurança do bloco, assim como a garantia do conforto do folião”, relatou o dirigente carnavalesco. “Vamos juntos trabalhar em campanhas sociais e educativas para sensibilizar principalmente o folião, para que ele tenha consciência do papel dele no momento que vai para a folia, trabalhar a questão da gentileza”, disse.