24/02/2023 às 20:21, atualizado em 03/03/2023 às 15:50

Restabelecido acesso a uma das pontes do Núcleo Cascalheira, em Brazlândia

Após interdição na noite de terça-feira (21), o local passou por nivelamento do solo, o que permitiu a liberação do trânsito nesta sexta-feira (24)

Por Adriana Izel, da Agência Brasília | Edição: Claudio Fernandes

O acesso à ponte que liga a Quadra 4 Sul ao Núcleo Cascalheira, em Brazlândia, foi liberado nesta sexta-feira (24) pela Defesa Civil do Distrito Federal. O trecho havia sido interditado na noite de terça-feira (21) após as fortes chuvas que resultaram no desbarramento da terra no local.

Para que o trecho fosse liberado com segurança, foi feito o nivelamento do solo, que cedeu durante a tempestade | Foto: Divulgação/Administração Regional de Brazlândia

“Em uma cooperação técnica do Governo do Distrito Federal, prontamente foi feito o trabalho no sentido da manutenção para que pudesse ser feita a desobstrução da via. Essa é uma ponte de acesso a uma área rural onde moram cerca de três mil pessoas”, explica o administrador regional de Brazlândia, Marcelo Gonçalves.

O serviço contou com a atuação da Secretaria de Governo (Segov), do Polo do GDF Presente, do Departamento de Estrada de Rodagem (DER), da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e da Administração Regional de Brazlândia.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Para que o trecho fosse liberado com segurança, foi feito o nivelamento do solo, que cedeu durante a tempestade. O trabalho se estendeu por 50 metros. Foi utilizada uma motoniveladora da administração, além de caminhões do DER e da Novacap que fizeram o transporte do material usado para o reaterro: cascalho e resíduo da construção civil (RCC) cedido pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU).

A outra ponte, que conecta o Setor de Oficinas ao Núcleo Cascalheira, continua interditada, e lá também está sendo feito um trabalho de reaterramento. “Nesse outro acesso, vamos precisar de um trabalho mais intenso”, revela o diretor de Obras da Administração Regional de Brazlândia, Wlisses Araújo.

Restabelecido acesso a uma das pontes do Núcleo Cascalheira, em Brazlândia