25/02/2023 às 16:14, atualizado em 03/03/2023 às 15:50

Escolas públicas vão receber orientações sobre trânsito mais seguro

Na próxima semana, cerca de 2.500 pessoas da comunidade escolar participarão de atividades com educadores do DER 

Por Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger

O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER) iniciará, na segunda-feira (27), a segunda etapa da Campanha Volta às Aulas de 2023, desta vez com as atenções voltadas para a comunidade escolar da rede pública. Até 3 de março, a equipe de educadores visitará estabelecimentos públicos de ensino durante os períodos matutino e vespertino.

[Olho texto=”Cerca de 1.500 estudantes já foram contemplados pela ação, iniciada no início deste mês nas escolas particulares” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O objetivo é ensinar os alunos a adotar um comportamento seguro no trânsito, além de estimular os estudantes a repassar o que aprendem aos responsáveis, familiares e amigos. A expectativa é que aproximadamente 2.500 integrantes da rede escolar pública recebam os ensinamentos.

Os alunos aprendem sobre segurança no trânsito por meio de atividades lúdicas e divertidas ministradas pelos educadores do DER | Foto: Divulgação

Durante as ações, efetuadas por meio da Diretoria de Educação do DER, serão distribuídos materiais educativos que visam reforçar, junto aos alunos, a importância do respeito às sinalizações e normas previstas na legislação de trânsito.

O aprendizado será de forma lúdica e divertida, com apresentações de teatro de fantoches, para chamar atenção dos estudantes sobre como manter o trânsito sem risco de acidentes. Entre os dias 6 e 10 deste mês, a campanha contemplou instituições particulares de ensino. Perto de 1.500 pessoas foram atendidas.

Senso de cidadania

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

“Pela nossa experiência, sabemos que o ambiente e o conteúdo criado pela equipe de educadores faz com que os alunos participem das atividades desenvolvidas que, entre outros ensinamentos, reforça a importância do uso dos dispositivos de segurança, de reconhecer, interpretar e obedecer à sinalização de trânsito, além de desenvolver o senso de cidadania no trânsito”, explicou a diretora de Educação do DER, Jucianne Nogueira.

A diretora do Caic Santa Paulina, Oneide Souza, não esconde a satisfação por saber que os alunos receberão instruções sobre segurança no trânsito. “Desde quando falamos para as crianças sobre a visita dos educadores do DER, elas ficaram muito animadas, e o que aprenderão pode ajudar a salvar vidas”, disse.

Confira a relação das escolas públicas que serão visitadas pela equipe da Transitolândia nesta campanha:

? Segunda (27): Caic Santa Paulina, Paranoá
? Terça (28): EC 2 da Candangolândia
? Quarta (1/3): EC Ipê, no Park Way
? Quinta (2/3): Caic Santa Paulina, Paranoá
? Sexta (3/3): EC 316 Sul.

*Com informações do DER