26/02/2023 às 14:17, atualizado em 03/03/2023 às 15:49

Vacinação bivalente começa nesta segunda (27)

Disponível em 84 locais, imunizante, nesta etapa da campanha, é destinado a pessoas acima de 70 anos, indígenas, quilombolas e pessoas imunocomprometidas

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

A versão bivalente da vacina da Pfizer contra a covid-19 será aplicada no Distrito Federal a partir desta segunda-feira (27). O atendimento está disponível em 84 unidades básicas de saúde, com funcionamento das 8h às 17h, e em um drive-thru em frente à UBS 1 da Asa Sul (SGAS 612), com atendimento das 18h às 22h.

Secretaria de Saúde orienta público a levar a carteira de vacina com o registro das doses já recebidas | Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde

A vacinação com a bivalente será dividida em fases. A primeira etapa será exclusiva para quem tem mais de 70 anos, pessoas em instituições de longa permanência a partir de 12 anos e os trabalhadores dessas instituições, além de imunocomprometidos, moradores de comunidades indígenas, ribeirinhos e quilombolas. No DF, aproximadamente 190 mil pessoas se enquadram nesses grupos.

Para se imunizar, é necessário levar documento de identificação e, se possível, o cartão de vacina com registro das doses já recebidas. As pessoas imunocomprometidas também precisam levar laudo ou relatório médico comprobatório de sua situação.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

A Pfizer bivalente será aplicada a partir de quatro meses da segunda dose ou da última dose de reforço. Quem não tiver recebido a primeira ou a segunda dose terá que iniciar o esquema vacinal com a monovalente, também disponível em unidades da Secretaria de Saúde (SES). A vacina bivalente oferece proteção?contra a variante original do vírus causador da covid-19 e contra as cepas que surgiram depois, como a ômicron. 

Fases

A segunda etapa da vacinação com a bivalente terá como prioridade pessoas de 60 a 69 anos de idade. A terceira incluirá gestantes e puérperas. Já a quarta fase abrangerá trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente a partir dos 12 anos, população prisional, adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas e funcionários do sistema prisional e socioeducativo.

Imunocomprometidos

De acordo com o Plano de Operacionalização da Vacinação contra a covid-19 do Ministério da Saúde, entende-se por imunocomprometidos os cidadãos que se enquadram em alguma dessas condições:
? Pessoas com imunodeficie?ncia prima?ria grave (erros inatos da imunidade);
? Pacientes em quimioterapia para câncer;
?
Pacientes transplantados de o?rga?os so?lidos ou de ce?lulas tronco hematopoie?ticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras;
? Pessoas vivendo com HIV/Aids;
? Pacientes em uso de corticoides em doses ?20 mg/dia de prednisona, ou equivalente a ?14 dias;
? Pacientes em uso de drogas modificadoras da resposta imune;
? Pacientes com doenças autoinflamato?rias ou doenc?as intestinais inflamato?rias;
?
Pacientes em hemodia?lise;
? Pacientes com doenc?as imunomediadas inflamato?rias cro?nicas.

Confira os endereços dos locais de aplicação da vacina bivalente.

*Com informações da Secretaria de Saúde