26/02/2023 às 15:09, atualizado em 03/03/2023 às 15:49

Viaduto do Recanto das Emas recebe calçadas largas e 20 palmeiras

Novo calçamento terá quatro metros de largura, permitindo o compartilhamento entre pedestres e ciclistas

Por Agência Brasília* | Edição: Claudio Fernandes

Órgãos integrados entregam obras otimizadas para a população. O viaduto localizado na Estrada Parque Contorno (DF-001), no trecho de intersecção entre o Recanto das Emas e o Riacho Fundo II, já está na fase de implantação de sinalização pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF), com calçamento e paisagismo realizados pela Novacap. O trabalho conjunto vai proporcionar melhor trafegabilidade, segurança, mobilidade e qualidade de vida para os moradores da região.

A Divisão de Implantação de Áreas Verdes (Diave), do Departamento de Parques e Jardins da Novacap já deu início às obras da ornamentação do balão | Fotos: Kiko Paz/Novacap

Os novos 700 metros de calçadas do Viaduto do Recanto das Emas transformarão a maneira como os moradores da região se locomovem. Antes das obras, as calçadas convencionais, de apenas dois metros de largura, faziam com que os pedestres disputassem espaço com os ciclistas, aumentando o risco de acidentes. Agora, a Novacap está executando calçadas especiais, que terão o dobro da largura e possibilitarão o compartilhamento seguro entre pedestres e ciclistas. Estão sendo investidos cerca de R$ 500 mil.

Também pensando na qualidade de vida da população, a Divisão de Implantação de Áreas Verdes (Diave), do Departamento de Parques e Jardins da Novacap, iniciou na quinta-feira (23) a ornamentação do balão. Os 140 m² de área verde contarão com cinco canteiros de flores resistentes ao clima do cerrado, como agapanthus e barba-de-serpente, e o plantio de 20 palmeiras triangulares. Para o serviço, a companhia também contará com a mão de obra da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap).

Os 140 m² de área verde contarão com cinco canteiros de flores resistentes ao clima do cerrado, como agapanthus e barba-de-serpente, e o plantio de 20 palmeiras triangulares

De acordo com o chefe da Diave, José Antônio Licassali, o plano de arborização do viaduto foi elaborado para que as pessoas sintam bem-estar ao transitar pelo local. “Sabemos a importância que tem para a população a sensação de que a cidade está sendo bem-cuidada, está bonita. Embelezar as áreas públicas, com grande circulação, é um trabalho que a Diave faz para levar a beleza das flores, as cores e os cheiros dos viveiros, para os canteiros. E isso proporciona, para quem transita nessas áreas, alegria, melhorando assim o seu dia a dia”, ressaltou. Em paralelo, a equipe do DER-DF faz o plantio de grama.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Histórico

A construção do Viaduto do Recanto das Emas foi iniciada em março de 2021, com investimento de R$ 30,9 milhões.

Na primeira fase dos trabalhos, foram executadas as estruturas de concreto e a liberação das vias marginais, abertas para o trânsito em outubro de 2021. Na etapa seguinte, foi efetuada a escavação do terreno, por onde passam os veículos nos dois sentidos da DF-001. Na terceira fase, no segundo semestre de 2022, foi feita a liberação da parte inferior do viaduto para o tráfego.

No início deste mês, houve a liberação do tráfego na parte superior do elevado. Com a conclusão desta etapa, cerca de 30 mil motoristas que transitam entre as duas cidades ou em direção ao Plano Piloto ou ao Gama foram beneficiados.

*Com informações da Novacap