28/02/2023 às 19:56, atualizado em 03/03/2023 às 15:44

Segundo ciclo do QualificaDF Móvel do ano forma 807 alunos

Nesta etapa, o programa foi às cidades de Samambaia, Recanto das Emas, Riacho Fundo II e Planaltina

Por Catarina Lima, da Agência Brasília | Edição: Carolina Lobo

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet) realizou, nesta terça-feira (28), a cerimônia de formatura de 807 alunos do 2º Ciclo de 2023 do QualificaDF Móvel.

O programa, que leva cursos profissionalizantes a diversas regiões administrativas, esteve nesta edição em Samambaia, Riacho Fundo II, Recanto das Emas e Planaltina com as especialidades de atendente de call center, auxiliar de recursos humanos, designer gráfico, manutenção de aparelhos celulares, auxiliar de contabilidade, atendente de farmácia, montagem e manutenção de computadores, auxiliar administrativo e atendente de pet shop.

Os formandos foram na especialidade de atendente de call center, auxiliar de recursos humanos, designer gráfico, manutenção de aparelhos celulares, auxiliar de contabilidade, atendente de farmácia, montagem e manutenção de computadores, auxiliar administrativo e atendente de pet shop| Fotos: Renato Alves/Agência Brasília

“Os cursos do Qualifica Móvel têm a mesma qualidade e carga horária dos presenciais. Procuramos fazer os cursos atendendo a demanda do mercado de trabalho”, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Thales Mendes.

Como exemplo, o gestor pontuou que todos os alunos dos cursos de atendentes de call center e de farmácia que se formaram agora foram contratados por empresas que atuam na capital federal.

O secretário Thales Mendes: “Procuramos fazer os cursos atendendo a demanda do mercado de trabalho”

O QualificaDF Móvel chega aos alunos por meio de quatro carretas/salas de aula que percorrem ao mesmo tempo as regiões do DF, sendo que cada uma oferece 220 vagas, 110 no período matutino e 110 no período noturno. Uma carreta tem capacidade de ofertar cinco cursos de cada vez.

Vanessa Cristina Assis, que recebeu o diploma nos cursos de designer gráfico e auxiliar de recursos humanos, elogiou o fato de as capacitações serem gratuitas e abrirem oportunidades. “Os cursos foram muito bons, com informações claras. Agora vou estudar um pouco mais o que aprendi e aplicar no meu trabalho”, afirma Vanessa, que atua na área da beleza.

Geovanna Martins, que também se formou nesta terça-feira, ressalta que depois de terminar o curso de auxiliar administrativo sente-se qualificada para o mercado de trabalho: “Descobri a existência do Qualifica por acaso, quando estava andando pela rua, e gostei muito”.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

“Os cursos variam de uma região para outra. É feito um estudo preliminar, em que verificamos a vocação de emprego da cidade. Esse é um dos critérios adotados para a escolha dos locais para onde as carretas vão”, explica o secretário adjunto da Sedet, Ivan Alves. Ele adianta que estão previstos nove ciclos do QualificaDF Móvel neste ano, dos quais já foram realizados dois. “A ideia é que todas as cidades do Distrito Federal sejam percorridas.”

Próximo ciclo

As inscrições para o 3º Ciclo do QualificaDF Móvel se encerraram no dia 26 de fevereiro. Um total de 2.800 pessoas se cadastraram para concorrer as 880 vagas ofertadas. Desta vez, o QualificaDF Móvel estará no Paranoá, Samambaia, Setor O e Riacho Fundo II. O objetivo do programa é levar cursos profissionalizantes às pessoas que precisam se qualificar, mas não dispõem de recursos financeiros para pagar passagens de ônibus e ir aos locais onde as aulas ocorrem.

Segundo ciclo do QualificaDF Móvel do ano forma 807 alunos