01/03/2023 às 16:18

UPA de Brazlândia completa um ano com mais de 92 mil procedimentos

Entre setembro de 2021 e janeiro de 2022, foram inauguradas sete unidades de pronto atendimento, aumentando para 13 o número no DF

Por Agência Brasília* I Edição: Carolina Lobo

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Brazlândia comemorou um ano de funcionamento nesta terça-feira (28). Em 2022, de março a dezembro, a UPA de Brazlândia realizou 92.821 procedimentos – incluindo acolhimentos com classificação de risco, atendimentos médicos e de urgência com observação até 24h em atenção especializada.

Comemoração do primeiro ano da UPA de Brazlândia, que promove acolhimentos com classificação de risco e atendimentos de urgência com observação até 24h em atenção especializada | Foto: Davidyson Damasceno/IgesDF

Entre setembro de 2021 e janeiro de 2022, o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) inaugurou sete unidades de pronto atendimento, aumentando de seis para 13 o número de UPAs existentes no DF. Todas elas e o Hospital de Base (HBDF) e o Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) são geridos pelo IgesDF.

“Não adianta ter apenas uma boa estrutura e bons equipamentos, sem uma equipe. Agradeço aos colaboradores da unidade e a todos os gestores que trabalham incansavelmente em prol do paciente”, destacou a superintendente de Atenção Pré-Hospitalar do IgesDF, Nadja Carvalho.

“Os dados demonstram o quanto as UPAs são importantes no pronto atendimento à população”, disse a presidente do IgesDF, Mariela Souza de Jesus.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

A gerente da UPA, Célia Krawczyk, ressaltou o empenho da equipe para oferecer um serviço de qualidade aos pacientes: “Quando vamos fazer algo, nos reunimos, juntamos as melhores ideias e colocamos em prática”.

De acordo com o administrador regional de Brazlândia, Marcelo Gonçalves da Cunha, a UPA transformou o sistema de saúde da cidade. “Precisamos reconhecer essa conquista e parabenizar a equipe do IgesDF pelo serviço prestado à população de Brazlândia”, observou Cunha.

A chefe de Vigilância Epidemiológica da Unidade de Atenção Pré-Hospitalar, Irene Lima, aproveitou para elogiar todos que estavam presentes. ”Foi um ano de funcionamento de grandes realizações. Vocês estão de parabéns pela organização e pelo bom funcionamento da unidade.”

*Com informações do IgesDF