02/03/2023 às 17:00, atualizado em 02/03/2023 às 18:25

Brazlândia sedia 8ª Festa da Goiaba a partir desta sexta-feira (3)

Evento na RA produtora de mais de 90% da fruta no DF terá competições esportivas e shows musicais, além da venda de tortas, bolos, geleias, doces e licores, entre outros itens

Por Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno

Começa nesta sexta-feira (3) a 8ª Feira da Goiaba em Brazlândia. O evento, que já é tradição na cidade, será realizado na Associação Rural e Cultural de Alexandre de Gusmão (Arcag) em dois finais de semana. Nos dias 3, 4, 5 e 10, 11 e 12 deste mês. Aos sábados e domingos, as atividades serão entre as 10h e 22h e os shows vão até as 2h. O evento é gratuito e vai contar com diversas atrações.

Com o intuito de incentivar o comércio e promover o consumo da fruta, será realizada em Brazlândia a 8ª edição da Festa da Goiaba entre os dias 3 e 12  | Foto: Divulgação/Emater-DF

Brazlândia é responsável pela maior parte da produção de goiaba no Distrito Federal – pouco mais de 90% do cultivo da fruta -, o que torna a cidade palco propício para esse evento. O intuito da festa é incentivar o comércio e promover o consumo, além de trazer mais informações técnicas sobre o seu plantio.

Entre as atrações para shows estão Junior Marques, Naiara Azevedo, Lucas Reis e Thácio; Alanzim Coreano, Pancanejo e a dupla George Henrique e Rodrigo. O evento preza pela valorização dos talentos locais. Assim, além dos artistas de outros estados, todos os dias o evento contará com cantores da cidade e regiões vizinhas.

Mais de 20 estandes no Empório da Goiaba vão vender produtos derivados da fruta, como tortas, bolos, geleias, doces e licores | Foto: Renato Alves/Agência Brasília

O Empório da Goiaba será um espaço destinado a uma grande variedade de produtos derivados da fruta. Com mais de 20 estandes, será possível encontrar tortas, bolos, geleias, doces, licores e muitos mais.

A Florabraz, que também realiza eventos como a Festa do Morango, terá exposição e comercialização de flores e plantas ornamentais, divulgando  o trabalho de produtores de todo o Distrito Federal.

O Galpão do Artesanato vai contar com mais de 60 estandes dedicados ao trabalho artesanal de artistas de Brazlândia e região. Nesse espaço, é possível encontrar os mais diversos trabalhos, como pinturas, tricô, bordado, costura criativa, artigos de couro, tecelagem, decoupage, miniaturas de móveis de madeira, essências caseiras e diversos outros itens.

A área cultivada da fruta em Brazlândia é de aproximadamente 313,6 hectares, com a colaboração de 123 produtores.

A 8ª Feira da Goiaba é realizada pela Arcag, Associação Cresce-DF, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do DF (Emater-DF) e Administração Regional de Brazlândia. O evento conta com apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Secretaria de Turismo (Setur), Novacap, GDF, governo federal, CBMDF e Polícia Militar.

3° Passeio Ciclístico da Goiaba

Paralelamente à Festa da Goiaba, será promovido no sábado (4) o 3° Passeio Ciclístico da Goiaba, evento realizado pela Administração Regional de Brazlândia com apoio da Policia Militar.

A concentração dos ciclistas será na Casa do Turismo, às margens do Lago Veredinha, com pausa para lanches e reposição de água. O percurso começa na Casa do Turismo e vai até a Festa da Goiaba, localizada na Arcag (Incra 6). As inscrições podem ser feitas neste link  até as 20h desta sexta-feira (3)

Colha & Pague

No dia 11, a Feira da Goiaba irá promover pela manhã o Colha & Pague, com turmas de aproximadamente 20 pessoas. As inscrições serão feitas com agendamento direto com a produtora rural, proprietária da chácara onde ocorrerá a atração.

1ª Corrida da Goiaba

Uma nova modalidade esportiva será integrada ao evento. Será a 1ª Corrida da Goiaba, a ser realizada pela Corbraz, com apoio da Administração Regional de Brazlândia e do Instituto Bombeiros de Responsabilidade Social (Ibres). Esta prova será aplicada no dia 12, às 8h, em circuito interno, com ponto de largada e chegada na Rua do Lago. A premiação em dinheiro será de R$ 3 mil.

As inscrições poderão ser feitas até o dia 9 no link www.centraldacorrida.com.br

Serviço

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

8ª Feira da Goiaba de Brazlândia
– Data: dias 3, 4, 5 e 10, 11 e 12
– Horário: aos sábados e domingo, das 10h às 22h (shows até 2h)
– Nos dias de semana: às 18h
– Local: Associação Rural e Cultural de Alexandre de Gusmão (Arcag): BR-080, km 13, Brazlândia-DF
– Entrada: gratuita
– Classificação: livre

3° Passeio Ciclístico da Goiaba
– Data: sábado (4), às 8h

Colha e pague
– Data: dia 11, no período da manhã

1° Corrida da Goiaba
– Data: dia 12, às 8h

Cantores
– Junior Marques: dia 3
– Naiara Azevedo: dia 4
– Lucas Reis e Thácio: dia 5
– Alanzim Coreano: dia 10
– Pancanejo: dia 11
– George Henrique e Rodrigo: dia 12
(*Todos os dias o evento contará com cantores da cidade e regiões vizinhas)

*Com informações da Emater-DF