03/03/2023 às 19:14

Produtores rurais aprendem sobre poda de hortênsias em oficina

Planta ornamental é perene e pode ser comercializada de diferentes formas

Por Agência Brasília* | Edição: Claudio Fernandes

Produtores rurais e técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF) de Planaltina, Rio Preto, Paranoá e São Sebastião participaram de uma oficina de poda de hortênsias na área experimental da Emater-DF na AgroBrasília, região do PAD-DF. Os participantes aprenderam na prática questões sobre o manejo da flor, condução, poda e multiplicação e, ao final, puderam levar mudas para plantar em suas áreas.

Segundo a coordenadora de Floricultura da Emater-DF, Giselle Beber, a hortênsia é uma planta perene e pode ficar mais de 50 anos plantada. Além disso, não exige um cuidado complicado. “Por isso, é importante conhecer esse manejo, porque a poda é o que permite que a planta fique bonita por mais tempo”, explica. A oficina foi realizada na quinta-feira (2).

Os participantes aprenderam na prática questões sobre o manejo da flor, condução, poda e multiplicação e, ao final, puderam levar mudas para plantar em suas áreas | Foto: Divulgação/Emater-DF

Muito usada na ornamentação de jardins, a hortênsia é uma planta originária do Japão, mas possui espécies bem adaptadas ao clima tropical, como a Hydrangea macrophylla, foco da oficina desta semana. “A hortênsia não tolera sol direto, fica sofrida exposta, mas vai bem em meia sombra e gosta de água, mas sem encharcar o solo”, explica Giselle. Ela acrescenta que o efeito visual pode ser diferente, a depender da adubação.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

A fachada da Emater-DF também recebeu mudas replicadas do espaço experimental da empresa no PAD-DF. Foram plantadas no fim de fevereiro. A previsão é a de que tenham sua primeira florada depois de um ano.

O espaço experimental, onde ocorreu a oficina, faz parte do Circuito da Floricultura da Emater-DF na AgroBrasília e estará disponível para visitação durante a feira, entre os dias 23 e 27 de maio, no Parque Ivaldo Cenci, na região do PAD-DF, no Paranoá. “Será um dos ambientes instagramáveis do nosso espaço neste ano”, afirma a coordenadora.

*Com informações da Emater-DF