04/03/2023 às 16:55, atualizado em 04/03/2023 às 17:25

Mila Petrillo retrata carreira de Hugo Rodas em exposição na Torre de TV

Mostra estará disponível até o dia 12 de março, com 30 imagens dispostas em totens iluminados por energia fotovoltaica

Por Catarina Lima, da Agência Brasília | Edição: Carolina Lobo

Até o dia 12 de março o brasiliense pode conferir a obra de dois grandes artistas da cidade e do país, a fotógrafa Mila Petrillo e o diretor de teatro Hugo Rodas. Trata-se da exposição Mila Petrillo a Céu Aberto, na Feira de Artesanato da Torre de TV, com apresentação de 30 fotos que retratam a carreira de Hugo, dispostas em totens sustentáveis, iluminados por energia fotovoltaica (solar).

A mostra poderá ser visitada até o segundo domingo de março (12), com acesso amplo e livre da população durante 24 horas, sendo indicada para todos os públicos.

Uma das 30 obras da exposição ‘Mila Petrillo a Céu Aberto’. O acesso é livre para aqueles que visitam a Torre de TV e é indicada para todos os públicos | Foto: Mila Petrillo

Realizada pelo Instituto Candango de Política Social e Economia Criativa (ICPec), por meio de um termo de fomento, no valor de R$ 600 mil, a iniciativa é apoiada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec).

Segundo o diretor geral do projeto, Eduardo Gontijo, o fato de as fotos estarem em um local de amplo trânsito de pessoas possibilita um contato maior da população da cidade com a arte. “Algumas pessoas que gostam das fotos aproveitam para fazer uma selfie ao lado dos totens”, conta Gontijo.

É uma proposta diferenciada de ocupação cultural da cidade, de forma sustentável, tecnológica e artística. Tem-se a arte como ferramenta para requalificar o espaço público e ativar a reflexão sobre a cidade, seus traços, sua história e personagens do campo artístico. A iniciativa alia tecnologia e sustentabilidade a uma proposta artística que valoriza o principal diferencial de Brasília: seus traços únicos, vistos aqui por uma nova perspectiva espacial, e o reconhecimento de seus cidadãos ilustres.

Hugo Rodas

Mila Petrillo acompanhou a carreira de Hugo Rodas por 30 anos | Foto: Divulgação

O uruguaio Hugo Rodas chegou em Brasília em 1975 e aqui permaneceu por 47 anos, até sua morte, em abril de 2022.

Mila Petrillo, que o acompanhou por 30 anos, está feliz em poder retratar os melhores momentos da carreira do ator e diretor. “Homenagear esse artista tão importante é uma dádiva, ainda mais por meio de totens, que são representações do sagrado. Para mim, de alguma maneira, Hugo é o Dionísio de Brasília. Tinha esse espírito um pouco louco, explosivamente criativo, livre, como se ele fosse a representação dessa divindade para o teatro de Brasília”, afirma a fotógrafa.

A exposição será encerrada com shows de artistas locais nos dias 11 e 12 de março, sábado e domingo, respectivamente.

Serviço

Exposição Mila Petrillo a Céu Aberto – ICPec realiza exposição em totens sustentáveis da renomada fotógrafa sobre a vida em cena do saudoso ator e diretor de teatro Hugo Rodas
Local: Feira de Artesanato da Torre de TV
Data: Visitação até 12 de março
Shows de encerramento:
? 11/3 (sábado), às 11h, Os Criollos, e às 12h, a Bateria do Gruvipi (Grêmio Recreativo Carnavalesco Unidos de Vicente Pires)
? 12/3 (domingo), às 11h, Valerinho Xavier, e às 12h, Luciano Ibiapina.

Teatro dos Sentidos é atração deste fim de semana no Espaço Renato Russo