06/03/2023 às 16:06, atualizado em 06/03/2023 às 16:07

Curso orienta produtores rurais sobre uso correto de defensivos agrícolas

Capacitação, que ocorre periodicamente, é ofertada a toda a comunidade de áreas rurais do Distrito Federal

Por Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger

Produtores do Núcleo Rural Pipiripau, em Planaltina, participaram do curso de Manejo de Agrotóxicos organizado da Emater-DF. A formação ocorreu nas propriedades dos produtores Edson Camelo de Souza e Rosa Aparecida Pereira, no Assentamento Roseli Nunes. O curso busca orientar produtores e trabalhadores rurais sobre tecnologias, eficiência e técnicas corretas do uso de agrotóxicos.

Curso possui cinco módulos, totalizando 20 horas de conteúdo; próxima turma está prevista para abril, na área rural de Ceilândia | Foto: Divulgação/Emater

Sobre a técnica para aplicação de agrotóxicos, o engenheiro-agrônomo e extensionista rural da Emater-DF Antonio Dantas comenta que, durante o curso, os participantes aprendem que a aplicação não é tão fácil como parece. “A gente aborda desde a correção do PH da calda de pulverização até a definição da densidade das gotas, o que exige tipos diferentes de bicos para a aplicação do agrotóxico”, afirma o agrônomo.

Segundo ele, essas e outras questões implicam diretamente a efetividade da aplicação do agrotóxico, o que pode aumentar o custo do agricultor, não eliminar as pragas e, até mesmo, piorar a infestação em alguns casos. “Esse é o módulo do curso que mais motiva os agricultores”, afirma Dantas.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Ele destaca que o curso aborda o conteúdo exigido pela Norma Regulamentadora nº 31 do Ministério do Trabalho. “Nosso curso é muito completo e muito elogiado, porque buscamos aumentar a eficácia no controle de pragas com o uso da tecnologia adequada de aplicação, seguindo todas as orientações”, diz o agrônomo. As primeiras turmas do ano foram finalizadas no dia 1º de março.

No total, o curso possui cinco módulos e inclui assuntos como uso do equipamento de proteção individual (EPI), primeiros socorros, legislação relacionada à proteção do consumidor, rastreabilidade, transporte e armazenamento de agrotóxicos, destinação de embalagens vazias e a questão ambiental, entre outros.

“Vale a pena participar, é um curso essencial para a qualidade dos alimentos produzidos e importante também diante do contexto atual da economia”, aponta Dantas. A Emater-DF oferta esse curso periodicamente para todas as áreas rurais atendidas pela empresa.

A capacitação tem cinco encontros de quatro horas, totalizando 20 horas de curso. A próxima turma da formação está prevista para abril, em data a ser definida, na área rural de Ceilândia. As inscrições podem ser feitas no escritório da Emater-DF mais próximo. Confira aqui os endereços e contatos..

*Com informações da Emater