07/03/2023 às 08:05, atualizado em 08/03/2023 às 08:17

Fercal promove Dia D de Ação pela Saúde da Mulher

Programação nesta quarta (8), Dia Internacional da Mulher, inclui palestras sobre saúde

Por Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger

A Administração Regional da Fercal promove, a partir das 9h desta quarta-feira (8), o Dia D de Ação pela Saúde da Mulher. A programação do evento idealizado exclusivamente para comemorar o Dia Internacional da Mulher inclui temas como exames de prevenção do câncer de colo de útero, inserção de DIU, oferta de consulta especializada, planejamento familiar, saúde mental, vacinação e práticas corporais e acolhimento da UBS.

Esse dia de sensibilização dedicado ao público feminino é resultado de parceria entre as unidades básicas de saúde 1, Engenho Velho, 2,  Catingueiro, e  3, Lobeiral, a Coordenação da Saúde da Mulher, a Superintendência Regional de Saúde da Região Norte, a Diretoria Regional de Atenção à Saúde Especializada (Dirase) e a Diretoria de Atenção Primária à Saúde (Diraps).

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Haverá transporte para as mulheres interessadas residentes nas comunidades Lobeiral, Queima Lençol, Catingueiro, Boa Vista e Córrego do Ouro.

“É de extrema importância a união com a administração e com a Secretaria da Mulher, que tem o intuito de  fazer essa ação no dia 8 em prol da comunidade feminina. Isso  nos aproxima das pessoas e nos faz entender quais as necessidades da comunidade de forma específica”, diz o superintendente de Saúde da Região Norte, Ivan Paulo.

Na última semana a Secretaria da Mulher do DF lançou o calendário Março Mais Mulher. Ele reúne mais de 230 ações ao longo do mês. “As ações foram selecionadas para acolher a mulher em todas as esferas. Essa ação na Fercal contribui diretamente com as melhorias que queremos proporcionar ao público feminino do DF”, diz a secretária da Mulher, Giselle Ferreira.

Confira a programação na Fercal

? 8h: Pré-abertura do evento Caminhada grupo das mulheres

? 9h: Abertura do evento –  Palestra sobre climatério, com o médico ginecologista Wildson Passos, e início de atendimentos:
– Vacinação covid-19 bivalente, baby e Ped
– Triagem para colocar DIU
– Inserção de DIU
– Exame preventivo
– Agendamento de mamografia
– Brinquedos

? Das 9h às 16h:
– Apoio do Centro de Especialidades para a Atenção às Pessoas em Situação de Violência Sexual, Familiar e Doméstica (Cepav)
– Acolhimento de práticas corporais – Dra. Lilian (fisioterapeuta)
– Instruções sobre higiene bucal (THD Lucia/Fernando)

? 10h: Prática corporal e automassagem

? 11h: Palestra sobre violência contra mulher

? 11h40: Conversa sobre saúde mental da mulher

? 12h: Triagem para consulta com especialidade vascular

? 13h às 15h: Consulta com especialidade médica vascular, com o médico vascular e superintendente de Saúde da Região Norte, Ivan Paulo

? 13h às 16h: Acolhimento/orientações sobre álcool e drogas

? 14h: Dança corporal

? 15h: Conversa sobre violência

? 16h: Encerramento

*Com informações da Administração Regional da Fercal