07/03/2023 às 13:55, atualizado em 07/03/2023 às 14:05

Obras de recuperação viária beneficiam 26 de Setembro

Executado na região de aproximadamente 40 mil habitantes, trabalho é resultado de parceria entre Novacap, GDF Presente, Administração Regional de Vicente Pires e SLU 

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Segurança e mobilidade são os focos de uma ação empreendida pela Novacap para recuperar as vias do bairro 26 de Setembro e criar mecanismos para a contenção da água das chuvas. Atingida recentemente por tempestades, a região tem recebido trabalhos que, executados em parceria com o GDF Presente, o SLU e a Administração Regional de Vicente Pires, beneficiam cerca de 40 mil moradores.

Caminhões e outras máquinas trabalham para melhorar a mobilidade | Foto: Divulgação/Novacap

“A companhia está atuando em conjunto com demais órgãos do DF em ações paliativas para minimizar os problemas da comunidade”, explica o diretor de Urbanização da Novacap, André Vaz. “A intervenção da Novacap foi necessária para a construção de ondulações, microbacias para conter águas pluviais e recuperação de vias que estavam intransitáveis.”

Força de trabalho

O Governo do Distrito Federal (GDF) tem integrado forças para zelar pela segurança, mobilidade e qualidade de vida da população de 26 de Setembro. A Novacap cedeu um rolo compactador, uma motoniveladora, uma pá mecânica e um caminhão de transporte de resíduos para que a Administração de Vicente Pires pudesse rapidamente iniciar o trabalho de recuperação de vias.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Já foram utilizadas mais de 500 toneladas de resíduos da construção civil (RCC), como auxílio de aproximadamente caminhões de expurgo de brita nas ruas da localidade. O material serve para nivelar e melhorar as condições das estradas de terra, já que a implantação definitiva de asfalto só é possível quando a área for regularizada.

Só neste primeiro trimestre do ano, a Novacap já organizou cinco operações de força-tarefa, inclusive nos fins de semana, para conter erosões, nivelar as vias e garantir a trafegabilidade.

A prioridade é patrolar as principais ruas, para garantir que os ônibus escolares possam transitar em segurança, sem prejudicar a frequência das crianças na escola. Além da equipe fixa que atende a região, há uma equipe móvel, com uma patrol, três caminhões e uma pá mecânica.

Obras de recuperação viária beneficiam 26 de Setembro

*Com informações da Novacap