08/03/2023 às 16:56, atualizado em 08/03/2023 às 20:33

Alunos dos centros de juventude encenam peça teatral de 10 a 12 de março

Montagem fica em cartaz no Teatro Sesc Newton Rossi, em Ceilândia, com entrada gratuita

Por Carolina Caraballo, da Agência Brasília | Edição: Claudio Fernandes

Tem espetáculo novo no ar! De 10 a 12 de março, o Teatro Sesc Newton Rossi, em Ceilândia Norte, abre as portas para o retorno da peça Equalliz – Um Eco de Integridade. A montagem, sucesso no palco em 2022, é encenada por alunos das oficinas de teatro dos três centros de juventude do Distrito Federal.

A peça mistura ficção e realidade em uma reflexão sobre os limites da integridade | Fotos: Leanna Abdon/Divulgação

A produção conta a história de três personagens que embarcam em uma fantástica jornada para restabelecer o equilíbrio num lugar utópico e cheio de mistérios. É uma peça que mistura ficção e realidade em uma reflexão sobre os limites da integridade. Tudo o que se refere ao espetáculo, do enredo à encenação, passando pela trilha sonora, é de autoria dos alunos das oficinas de teatro dos centros de juventude.

Esses espaços de convivência tutelados pela Secretaria da Família e Juventude oferecem capacitação educacional, profissional, artística, cultural e esportiva para jovens de 15 a 29 anos. Todos os cursos são gratuitos. O equipamento público está presente em três regiões administrativas: Ceilândia, Estrutural e Samambaia.

Encenada por alunos das oficinas de teatro dos três centros de juventude do DF,’Equalliz – Um Eco de Integridade’ fez sucesso no palco em 2022

“As oficinas de arte ministradas pelos centros de juventude despertam nos jovens participantes a capacidade de mudar sua realidade por meio da cultura”, observa o titular da Secretaria de Família e Juventude, Rodrigo Delmasso. Atualmente, os cursos de teatro das três unidades atendem pouco mais de 100 alunos, um trabalho que começou em 2019.

O professor de teatro Dill Diaz acompanha os jovens da oficina desde o primeiro dia de aula. E garante que o impacto do curso na vida dos participantes é grande. “Percebemos que muitos conseguem reconhecer seu próprio talento, fortalecer sua identidade e vencer a ansiedade em um ambiente de acolhimento e carinho”, conta Dill, que também é o diretor da peça.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Com ensaios intensos, inclusive aos fins de semana, a preparação para a peça teve participação de nomes do setor artístico do DF, que compartilharam técnicas e conhecimentos com os alunos. O espetáculo, uma parceria entre o Governo do Distrito Federal e o Instituto de Educação, Esporte, Cultura e Artes Populares (Iecap), tem o apoio do Sesc Cultura e a produção do Coletivo Artístico CeinCena.

Serviço

Equalliz – Um Eco de Integridade

Quando: sexta (10) e sábado (11), às 20h, e 12, às 19h
Onde: Teatro Sesc Newton Rossi (Ceilândia Norte)
Ingresso: É gratuito e deve ser retirado pelo link. Quem quiser pode doar 1kg de alimento não perecível.