08/03/2023 às 19:00

Dez toneladas de lixo a menos no Sudoeste

Retirada dos resíduos, de responsabilidade do GDF Presente, foi realizada nas quadras e no Setor de Oficinas

Por Rafael Secunho, da Agência Brasília | Edição: Saulo Moreno

Dez toneladas de lixo verde e inservíveis foram recolhidos em apenas um dia no Sudoeste. A faxina geral foi executada em conjunto pelo programa GDF Presente e a administração regional. Na rota do serviço, estavam o Setor de Oficinas, as superquadras 300-A e 300-B e parte da 4ª Avenida, que ficaram livres do acúmulo de sujeira.

Galhadas caídas das árvores e, principalmente, podas feitas pelas próprias prefeituras das quadras foram recolhidas pela ação do GDF Presente no Sudoeste | Foto: Divulgação/GDF Presente

A quantidade de lixo verde, de acordo com a administração, é resultado de galhadas caídas das árvores e, principalmente, podas que são feitas pelas próprias prefeituras das quadras. “A administração regional intervém semanalmente retirando de 6 a 8 caminhões de lixo verde por semana. A maioria das podas são feitas pelos condomínios e alinhamos com os síndicos alguns locais corretos para colocar esses restos”, explica o administrador Reginaldo Sardinha.

[Olho texto=”“Basicamente, além de manter o bairro limpo, o trabalho evita o surgimento de animais peçonhentos como escorpiões, comuns nessa época”” assinatura=”Carlos Alberto Santos, coordenador do Polo Central do GDF Presente” esquerda_direita_centro=”direito”]

“Todavia, não é aceitável misturar o lixo verde com outros inservíveis e resíduos”, pondera o gestor. Segundo o órgão, no Setor de Oficinas ainda é comum o depósito de sacos de lixo nas calçadas.

O Polo Central do GDF Presente – que também é responsável pelas regiões do Cruzeiro, SIA, Scia/Estrutural e Guará – disponibiliza ao longo desta semana uma pá carregadeira e dois caminhões para a retirada das impurezas. Dois reeducandos Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap) e mais um motorista são os responsáveis pelo serviço.

Limpeza de Lixo Verde Setor de Ofícina, Superquadra 300 A e B, 4° avenida  parte de baixo Sudoeste- Polo Central (1)

“Basicamente, além de manter o bairro limpo, o trabalho evita o surgimento de animais peçonhentos como escorpiões, comuns nessa época”, sugere o coordenador do polo, Carlos Alberto Santos. O trabalho terá continuidade nos próximos dias e as SQSWs 304 e 504, além de trechos da Estrada Parque Indústria Gráfica (Epig) serão atendidas.

Confira abaixo outras ações do GDF Presente nesta quarta-feira