09/03/2023 às 20:03, atualizado em 09/03/2023 às 20:47

Manutenção em estrada rural do Itapoã beneficia 10 mil moradores

Ação do GDF Presente ocorreu na via que atravessa o Núcleo Rural Fazenda Velha, utilizada pelo transporte escolar e para o escoamento de produção de alimentos

Por Catarina Loiola, da Agência Brasília I Edição: Débora Cronemberger

O programa GDF Presente e a administração regional do Itapoã estão executando uma série de melhorias na estrada vicinal que atravessa o Núcleo Rural Fazenda Velha. O trecho de 1,5 km é utilizado por ônibus escolares, para o escoamento da produção local e para o tráfego de mais de 10 mil pessoas que moram na região.

Para suprimir erosões e evitar atoleiros, já foram usadas 360 toneladas de resíduos de construção civil na manutenção da estrada vicinal | Foto: Divulgação/GDF Presente

Com apoio de três caminhões trucados e uma motoniveladora, a equipe espalha resíduos de construção civil (RCC), cedidos pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU), por toda a via, com o objetivo de suprimir erosões e evitar atoleiros. A coordenadora de Obras do Itapoã, Marlúcia Camello, estima que foram usadas 360 toneladas desse material desde o início do trabalho, na segunda-feira (6).

Manutenção em estrada rural do Itapoã beneficia 10 mil moradores

“De segunda a quarta-feira, os três caminhões fizeram 36 viagens, do pátio da administração regional ao local em que estávamos fazendo a manutenção. Na volta, para aproveitar as viagens, a nossa equipe fez a limpeza do local, pegando todo inservível, resto de poda e de obras que estavam em área pública”, pontua Camello.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Segundo o coordenador do Polo Leste, Leandro Cardoso, a situação da estrada era prejudicial aos motoristas e estudantes que residem no núcleo rural. “A via estava com muitos buracos e atoleiros, criados pelas últimas chuvas. E é um trecho usado pelo transporte escolar para levar as crianças a escolas do Itapoã e do Paranoá”, diz.

O administrador regional do Itapoã, Raimundo Paz, frisa que o apoio do programa GDF Presente amplia a cobertura de atendimentos para a população. “Enquanto uma equipe está trabalhando na área rural, temos outras disponíveis para atuar na área urbana, com limpeza de bocas de lobo, retirada de entulho e, agora, com a instalação do letreiro ‘Eu Amo o Itapoã’”, afirma o gestor.

Confira outras ações do GDF Presente: