09/03/2023 às 18:47, atualizado em 09/03/2023 às 18:49

Primeira edição do GDF Mais Perto do Cidadão será no Riacho Fundo II

O evento será promovido nesta sexta-feira (10), das 9h às 16h, e no sábado (11), das 9h às 13h. A população contará com serviços gratuitos de vários órgãos distritais e também do governo federal

Por Agência Brasília* | Edição: Carolina Lobo

A primeira edição do programa GDF Mais Perto do Cidadão ocorrerá no Riacho Fundo II durante dois dias. Nesta sexta-feira (10), das 9h às 16h, e neste sábado (11), das 9h às 13h, diversos serviços – totalmente gratuitos – de órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF) e do governo federal estarão disponíveis para a população. Os interessados em participar irão encontrar uma estrutura toda montada para o evento na Quadra 1A Etapa QN 10, Conjunto 4, localizada em frente ao restaurante comunitário da cidade.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O programa foi lançado pela governadora em exercício Celina Leão em 8 de fevereiro deste ano, com o objetivo de realizar ações itinerantes nas diversas regiões administrativas voltadas à promoção do bem-estar e da qualidade de vida para a população. O GDF Mais Perto do Cidadão tem como fundamentos a inclusão social, a dignidade da pessoa humana, a eficiência dos serviços públicos e a acessibilidade.

[Olho texto=”“A população do DF ganha esse presente do Governo do Distrito Federal: vários e diferentes serviços em todas as cidades da capital de forma presencial. Esse é um grande projeto que atenderá os quatro cantos do Distrito Federal”” assinatura=”Marcela Passamani, secretária de Justiça e Cidadania” esquerda_direita_centro=”direita”]

Nos dois dias de evento no Riacho Fundo II, a população vai contar com atendimentos do Na Hora, da Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus), a partir da emissão gratuita das primeiras e segundas vias de identidade, como também atendimento do Procon, para registro de reclamação a respeito de relações de consumo, compras e contratos.

“A população do DF ganha esse presente do Governo do Distrito Federal: vários e diferentes serviços em todas as cidades da capital de forma presencial. Esse é um grande projeto que atenderá os quatro cantos do Distrito Federal”, destaca a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.

A Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) prestará atendimento jurídico de forma itinerante durante a edição do GDF Mais Perto do Cidadão no Riacho Fundo II. Serão ofertados diversos serviços sobre temas como guarda, divórcio, pensão alimentícia e outros relacionados ao direito de família.

[Olho texto=”“O objetivo é facilitar a locomoção de famílias que necessitam do auxílio jurídico, mas que tenham dificuldades econômicas para chegar nas unidades físicas da Defensoria Pública ou em outras instituições gratuitas”” assinatura=”Celestino Chupel, defensor público-geral” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Os atendimentos realizados pela Unidade Móvel de Atendimento Itinerante aproximam a Defensoria Pública do DF das comunidades mais vulneráveis. Dessa forma, todos os cidadãos podem acessar, de forma integral e gratuita, serviços jurídicos, psicossociais e de mediação.

O defensor público-geral, Celestino Chupel, explica que a Unidade Móvel de Atendimento Itinerante cumpre o papel de levar os serviços ofertados pela DPDF para perto da população que mais precisa. “O objetivo é facilitar a locomoção de famílias que necessitam do auxílio jurídico, mas que tenham dificuldades econômicas para chegar nas unidades físicas da Defensoria Pública ou em outras instituições gratuitas”, ressalta.

Também serão oferecidos serviços da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab), do Departamento de Trânsito (Detran), da Neoenergia, do INSS, do Ministério do Trabalho e Previdência, e ainda da Receita Federal. Neste caso, somente no sábado estarão disponíveis para os cidadãos. A população também vai contar com atividades culturais e de lazer para adultos e crianças, atendimento psicológico e assistência social, além de serviços de beleza.

Confira os serviços da primeira edição do programa GDF Mais Perto do Cidadão:


*Com informações da Sejus e da DPDF