13/03/2023 às 18:52

Controladoria-Geral mostra o trabalho dos auditores em série de vídeos

Combate à corrupção, atuação preventiva e orientação aos órgãos são alguns exemplos dados pelos entrevistados

Por Agência Brasília* | Edição: Claudio Fernandes

Oito auditores da Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF) participam da série Profissão Auditor – CGDF. Eles falam um pouco sobre como é realizado o trabalho de auditoria, qual o impacto e como foi entre eles o processo de estudo para o concurso da instituição. A série está disponível na TV Controladoria DF do YouTube e nas redes sociais da Controladoria.

Participaram da série os auditores de controle interno da CGDF: Gustavo Lírio, Alexandra Joffily, Marcelo Maciel, Leonardo Fernandes, Débora Gonçalves, Airton Júnior, Luís Carvalho e Adrianno Maciel. Os vídeos são publicados sempre às quartas-feiras.

A série traz também a perspectiva dos atuais auditores que um dia já foram concurseiros e passaram por toda a preparação de estudos necessária | Foto: Divulgação/CGDF

“As pessoas têm a ideia de que a vida de um auditor se resume a ficar dentro de um escritório lendo páginas e páginas, quando não é nada disso. O auditor hoje está em campo, nos órgãos, orientando os servidores para evitar prejuízos, recomendando mudanças e fiscalizando o que foi feito para reaver recursos públicos pagos indevidamente. A atuação do auditor garante um governo mais próximo ao que o cidadão espera”, ressalta o controlador-geral do DF, Daniel Lima.

A série mostra, por exemplo, que em apenas uma auditoria foi possível reaver mais de R$ 2,5 milhões. Outro capítulo fala sobre uma parte dos auditores que acompanha os órgãos para evitar problemas e impedir gastos incorretos de recursos públicos, de forma preventiva. Para um auditor de controle interno, também é possível atuar em outras áreas, como a tecnologia da informação.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Os oito capítulos trazem ainda a perspectiva dos atuais auditores que um dia já foram concurseiros e passaram por toda a preparação de estudos necessária. O concurso público para auditores de controle interno ficou com as inscrições abertas entre os dias 15 de fevereiro e 8 de março. São 243 vagas de nível superior, sendo 147 para cadastro reserva, com remuneração inicial de R$ 13 mil. Para este concurso, há duas especialidades de auditores de controle interno: finanças e controle e planejamento e orçamento.

O subcontrolador de Controle Interno da CGDF, Rodrigo Ramos, conta que as equipes da Controladoria-Geral estão ansiosas pelos novos servidores: “Quanto mais pessoas tivermos empenhadas na missão, mais aumenta o nosso poder de alcance. Temos muitos projetos grandes e que serão referência no Brasil em controle interno e esses novos colegas nos ajudarão na implementação deles”.

*Com informações da Controladoria-Geral do DF