Fale com o Governo Ações em Destaques

13/3/23 às 11:44, Atualizado em 13/3/23 às 14:57

Firmada parceria para repasse de R$ 4,3 milhões aos Jogos Escolares

Recursos foram descentralizados da Secretaria de Esporte e Lazer para a Secretaria de Educação, que é quem realiza o evento

Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

As secretarias de Esporte e Lazer (SEL) e de Educação (SEE) assinaram um termo de parceria para a 63ª edição dos Jogos Escolares do Distrito Federal. As competições regionais serão realizadas entre 10 de abril e 2 de junho, sendo a fase distrital agendada para o período de 7 de agosto a 15 de setembro. 

O secretário de Esporte e Lazer, Julio Cesar Ribeiro, assina o termo de parceria ao lado da secretária de Educação, Hélvia Paranaguá | Foto: Edmundo Souza/SEL
“A educação e o esporte devem andar sempre juntos” Julio Cesar Ribeiro, secretário de Esporte e Lazer

Os recursos para a execução dos Jogos foram descentralizados da SEL, por meio de repasse orçamentário e financeiro do Fundo de Apoio ao Esporte (FAE), para a Secretaria de Educação, que é quem realiza o evento. O investimento para custear as despesas com a realização dos Jogos em 2023 é de cerca de R$ 4,3 milhões.

“O GDF vem realizando grandes eventos no que tange ao fortalecimento da educação associada ao esporte”, avalia o titular da SEL, Julio Cesar Ribeiro. Para o gestor, a inclusão social é favorecida com essa parceria. “Não tenho dúvidas que esses jovens de 12 a 17 anos vão desfrutar de um dos melhores momentos de sua vida acadêmica, trocando experiências e ao mesmo tempo colhendo bons resultados”, afirma. “A educação e o esporte devem andar sempre juntos”.

Inscrições e modalidades

Poderão se inscrever escolas e estudantes do ensino fundamental e médio da rede pública e privada. Os jogos serão disputados em duas categorias: atletas de 12 a 14 anos e atletas de 15 a 17 anos. As modalidades de ginástica artística e ginástica rítmica seguem regulamento próprio, sendo divididas nas faixas etárias de 11 e 12 anos e de 13 a 15 anos.

“Quem pratica atividade física tem mais qualidade de vida e aprende mais, o que contribui para o crescimento destes jovens”, reforça a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá. “O esporte traz disciplina para os jovens. Por isso, nós, da Secretaria de Educação, estamos felizes em fazer parte de mais uma edição dos Jogos Escolares do Distrito Federal”.

As modalidades disputadas serão basquetebol, futsal, handebol, voleibol, atletismo, atletismo adaptado, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, ginástica artística, judô, karatê, luta olímpica/wrestling, taekwondo, natação, tênis de mesa, voleibol de praia e xadrez.

*Com informações da SEL

Últimas Notícias