14/03/2023 às 14:09, atualizado em 14/03/2023 às 15:50

Começa pesquisa inédita voltada para empresas brasilienses

Estudo apura dados sobre contratação e capacitação de mão de obra no DF

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Nesta quarta-feira (15), às 14h30, o Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF) lança a Pesquisa Distrital por Amostra de Empresas (Pdae) 2023. Serão entrevistados representantes de empresas de todos os setores e tamanhos sobre a contratação e a capacitação de trabalhadores no DF, oferecendo uma visão mais apurada e dinâmica do mercado de trabalho. O questionário será aplicado presencialmente em cerca de 1,6 mil empresas da capital federal.

Inédito, o estudo visa mapear as necessidades de mão de obra, possibilitando o alinhamento das políticas de capacitação com as demandas de habilidades das empresas. Para isso, haverá um levantamento das profissões potencialmente em falta no mercado de trabalho, com análise das razões para se demitir e dificuldades ao contratar, especialmente em relação aos jovens. A pesquisa também calculará a quantidade de empresas que adotam algum regime de trabalho remoto.

Serão ouvidos os responsáveis pelas contratações e demissões nas empresas amostradas, sobretudo os chefes de recursos humanos, gerentes e/ou proprietários. Não fazem parte da pesquisa perguntas sobre faturamento, impostos, dados bancários da empresa e pessoais do respondente. 

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

As informações coletadas serão tratadas de acordo com o que determina a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e os resultados, sem a identificação das empresas, serão publicados para avançar nas discussões sobre o tema.

Para o lançamento da pesquisa, foram convidados os representantes das secretarias de Trabalho (Setrab) e de Planejamento, Orçamento e Administração (Seplad), das federações das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio) e da Agricultura e Pecuária do Distrito Federal (Fape), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e de entidades do setor produtivo e sindical.

Serviço
Lançamento da Pesquisa Distrital por Amostra de Empresas
? Quarta-feira (15), às 14h30, no auditório do IPEDF, com transmissão ao vivo pelo canal do instituto. 

*Com informações do IPEDF