15/03/2023 às 16:06, atualizado em 15/03/2023 às 16:16

Finalizada a construção da terceira escada do Túnel de Taguatinga

Essa é a última passagem concebida dentro da obra viária. Com a conclusão, começam os trabalhos para erguer a parede de concreto armado que vai proteger o acesso

Por Adriana Izel, da Agência Brasília | Edição: Carolina Lobo

A terceira escada dentro do Túnel de Taguatinga está pronta. Os operários terminaram a construção dos 37 degraus do acesso que fica no lado sul, onde os veículos vão trafegar da Avenida Elmo Serejo até a Estrada Parque Taguatinga (EPTG). A passagem liga a sala de comando à passagem subterrânea do complexo viário.

“Agora vamos começar o trabalho de alvenaria para fechar a escada. Essa é uma medida de segurança para evitar que qualquer pessoa tenha acesso à sala técnica”, explica Carlos Antonio, técnico de segurança do trabalho da obra.

Feitas de concreto armado, as três escadas serão usadas para evacuar a passagem subterrânea em caso de incêndio e dar acesso aos trabalhadores à sala técnica | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

A segunda etapa do trabalho já foi iniciada e consiste em erguer a parede de concreto armado. As outras duas passagens já tiveram essas paredes concluídas. A medida garante a segurança de motoristas e funcionários do complexo viário.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Feitas de concreto armado, as três escadas serão usadas para evacuar a passagem subterrânea em caso de incêndio e dar acesso aos trabalhadores à sala técnica, onde será feito o monitoramento completo do Túnel de Taguatinga. A construção das estruturas foi iniciada em dezembro.

A escada central tem 26 degraus e sai da área técnica do túnel levando até a Avenida Comercial. Já a escada que fica no lado norte da obra, às margens da pista por onde os veículos vão trafegar no sentido Plano Piloto-Ceilândia, é a maior. São 63 degraus que dão acesso tanto à sala de comando da passagem subterrânea quanto à área externa, em um ponto próximo à Avenida Comercial.

Finalizada a construção da terceira escada do Túnel de Taguatinga