15/03/2023 às 17:04

Projeto De Cara Nova elimina lixão no Itapoã

Solenidade de entrega da área recuperada será nesta quinta-feira (16), às 10h

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) entrega à população, nesta quinta-feira (16), no Itapoã, mais uma área reformada e com lixão eliminado pelo projeto De Cara Nova. A iniciativa tem objetivo de extinguir os maiores pontos de descarte irregular no Distrito Federal. O projeto De Cara Nova foi lançado em janeiro, no Paranoá. 

Equipe do SLU em ação: desde quando foi lançado, projeto já retirou das ruas cerca de 4 mil toneladas de entulho e lixo | Foto: Divulgação/SLU

A ação já percorreu Ceilândia, Samambaia, Taguatinga, Santa Maria e Gama. Somando as regiões contempladas, já foram retiradas quase 4 mil toneladas de lixo e entulho. Desta vez, o local contemplado foi um ponto com acúmulo de lixo e entulho próximo à Escola Classe 6 do Paranoá, no Núcleo Rural Capoeira do Bálsamo, entre o Itapoã e o Lago Norte. Para o diretor da instituição, Joel Teles, o problema de lixo acumulado na entrada da escola foi resolvido.

“Por mais que tenha papa-lixo aqui perto, as pessoas teimavam em jogar lixo na porta da escola porque achavam que alguém limparia”, comenta o gestor. “Agora a própria comunidade está sentindo alívio com essa limpeza e revitalização do espaço pelo SLU. A nossa escola agradece”.

Sem lixo

As equipes fizeram a limpeza e colocaram no local 50 mudas de árvores e 100 de plantas ornamentais. O muro também será grafitado por um artista da região. “Essa era uma área degradada, cheia de lixo e entulho”, pontua o diretor-presidente do SLU, Silvio Vieira. “Agora contamos com a conscientização de todos para manter essa limpeza”.

Morador da região, Joel Lopes já sentiu a diferença: “Aqui só tinha lama e muito lixo. Agora, com a limpeza do SLU, o espaço está uma maravilha. Estão de parabéns pela iniciativa. Para a comunidade, isso aqui ficou um tesouro”.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Durante o evento de entrega da área recuperada, haverá a participação de cerca de 60 alunos de duas turmas da EC 6, que vão plantar mudas e marcar, com tinta, as próprias mãos nos muros. Para o administrador do Itapoã, Raimundo Paz, a ação representa um ganho na questão ambiental. 

“Ficamos muito preocupados com os pontos de descarte irregular de resíduos, já que isso resulta em ratos, baratas e escorpiões”, comenta. “Além disso, nos terrenos baldios, são colocados animais mortos. Numa escola que estava repleta de lixo à sua volta, a gente já vê uma grande mudança do ambiente, com tudo limpo. Isso traz dignidade, e o meio ambiente e a comunidade agradecem.”

Serviço

Projeto de Cara Nova
– Entrega: quinta(16), às 10h, no Núcleo Rural Capoeira do Bálsamo, próximo à Escola Classe 6 do Paranoá (entre o Itapoã e o Lago Norte).

*Com informações do SLU