17/03/2023 às 18:30, atualizado em 20/03/2023 às 13:13

1ª Operação DF Livre de Carcaças do ano recolhe 21 veículos das ruas

A ação ocorreu nesta sexta-feira (17) no Cruzeiro e no Sudoeste com participação de diversos órgãos do GDF

Por Adriana Izel, da Agência Brasília | Edição: Saulo Moreno

Vinte e um veículos abandonados nas ruas do Cruzeiro e do Sudoeste foram recolhidos, durante esta sexta-feira (17), na Operação DF Livre de Carcaças de 2023. Esta é a primeira edição do ano. O trabalho consiste na remoção de carcaças que trazem insegurança e riscos à população, em uma ação integrada dos órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF)

A Operação DF Livre de Carcaças recolhe automóveis largados que não sejam produtos de algum ato ilícito, como furto, roubo ou assalto. A primeira ação do ano removeu 21 veículos abandonados nas ruas do Cruzeiro e do Sudoeste | Fotos: Lúcio Bernardo Jr/Agência Brasília

As cidades foram escolhidas para abrir a operação deste ano devido à quantidade de veículos deixados nas áreas públicas. As carcaças são mapeadas pelas administrações regionais a partir de monitoramento e denúncias na Ouvidoria do GDF.

O tenente-coronel Jasiel Fernandes ressalta a questão de saúde pública, com a redução da proliferação do mosquito da dengue a partir da retirada das carcaças abandonadas nas ruas

“A partir do momento que as denúncias chegam para a Secretaria de Segurança Pública (SSP), temos a possibilidade de identificá-las e geomapeá-las. A partir daí, vamos atrás para fazer a operação integrada do recolhimento dos veículos”, explica o chefe da Unidade de Políticas Públicas da SSP, o tenente-coronel Jasiel Fernandes.

São recolhidos os automóveis largados que não sejam produtos de algum ato ilícito, como furto, roubo ou assalto. No caso de identificação de situações criminosas, a Polícia Civil é chamada. As demais carcaças são removidas e encaminhadas para a garagem do Departamento de Trânsito (Detran) ou do Departamento de Estradas de Rodagem (DER).

O aposentado José Almeida Filho defende que, além de mais limpa, a cidade fica mais bonita sem as carcaças

“A retirada traz uma sensação de segurança. Ela serve para evitar que atos ilícitos sejam praticados na carcaça ou com ela. Também tem a questão da saúde pública, porque diminui a possibilidade de proliferação do mosquito da dengue”, afirma o tenente-coronel.

Limpeza e segurança

Morador do Cruzeiro, o aposentado José Almeida Filho, 74 anos, fazia sua caminhada quando viu a ação do governo. Ele elogiou a iniciativa. “Tem que limpar a cidade mesmo. Isso quer dizer mais segurança, além de deixar a cidade mais bonita”, defende.

O administrador regional do Cruzeiro, Gustavo Aires, diz que fica satisfeito com a operação, já que ela atende a “uma reivindicação que é sempre reiterada pela nossa população”

O administrador do Cruzeiro, Gustavo Aires, conta que a retirada das sucatas é um pedido constante da população local. “É uma reivindicação que é sempre reiterada pela nossa população. Então ficamos bastante satisfeitos por essa operação ter começado por aqui”, destaca.

O administrador do Sudoeste, Reginaldo Sardinha: “É uma ação contínua, porque carros ainda são abandonados nas ruas, mas a gente vem monitorando e fazendo as notificações aos proprietários” | Foto: Ascom Sudoeste

Para Aires, a operação auxilia a deixar a cidade mais limpa, evita o acúmulo de água e inibe a criminalidade. “É uma questão de desordem urbana que acaba atrapalhando todo o funcionamento e os trabalhos do nosso dia a dia”, avalia.

O administrador do Sudoeste, Reginaldo Sardinha, diz que as carcaças retiradas nesta sexta-feira completam a lista de veículos abandonados que a administração vem monitorando desde 2020.

“Estamos retirando essas 12 carcaças e finalizando o relatório que contava com 40 veículos. Óbvio que é uma ação contínua, porque carros ainda são abandonados nas ruas, mas a gente vem monitorando e fazendo as notificações aos proprietários”, comenta. “A expectativa é ter mais uma operação no próximo semestre”, completa Sardinha.

A Operação DF Livre de Carcaças de 2023 é encabeçada pela Secretaria de Segurança Pública, com apoio das administrações regionais, da Polícia Militar (PMDF), do Detran, do DER, da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), da DF Legal e da Diretoria de Vigilância Ambiental (Dival).

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Como denunciar

O governo conta com dois canais para denúncias: a Ouvidoria do GDF, pelo site (https://www.participa.df.gov.br/) ou pelo número 162, e nas próprias administrações regionais. Ao enviar a informação, é importante incluir detalhes que facilitem a localização dos veículos, como endereço, ponto de referência e, se possível, fotos.

1ª Operação DF Livre de Carcaças do ano recolhe 21 veículos das ruas