17/03/2023 às 09:02

Espetáculo com produção 100% feminina estreia sábado no Centro de Dança

A performance multimídia une dramaturgia, música e projeção a partir das vivências em oficinas realizadas em São Sebastião, Núcleo Bandeirante e Sol Nascente/Pôr do Sol

Por Adriana Izel, da Agência Brasília | Edição: Claudio Fernandes

No mês em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, o Centro de Dança, no Setor de Autarquias Norte, recebe o espetáculo multimídia e imersivo Ínsita, resultado da segunda etapa do projeto Mulher Árvore. As apresentações serão neste sábado (18) e no domingo (19), com fomento do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec).

Realizado com fomento do FAC, o espetáculo conta com textos escritos pelas participantes de oficinas que promoveram o empoderamento feminino | Foto: Nityama Macrini/Divulgação

A performance une dança, dramaturgia, música e projeção a partir das vivências de 60 mulheres durante oficinas realizadas em São Sebastião, Núcleo Bandeirante e Sol Nascente/Pôr do Sol ao longo do segundo semestre de 2022. Os encontros promoveram o empoderamento feminino a partir de atividades de consciência corporal, práticas integrativas e debates.

Idealizado e dirigido pela multiartista Cleani Calazans e com uma equipe toda composta por mulheres, o espetáculo conta com textos escritos pelas participantes das oficinas e que são interpretados por 17 mulheres.

“Está sendo gratificante fazer essa costura de múltiplas ideias que surgiram ao longo do processo e de perceber a potencialidade dessas mulheres, que, mesmo reprimidas, violentadas, violadas, silenciadas e paralisadas, [puderam atuar] de uma forma que nunca antes experimentaram”, enfatiza Cleani.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Foram oito meses de trabalho até a apresentação. Esse extenso processo foi garantido pelos recursos do FAC. “Acho que é um fundo importantíssimo. Sem ele, nós, artistas do DF, não conseguiríamos continuar o nosso trabalho”, avalia. Para Cleani, o investimento na arte significa garantir a transformação social. “A arte é uma ferramenta que não tem só o papel do entretenimento, mas de ser subversiva, de fazer as pessoas refletirem. O nosso propósito aqui é justamente empoderar mulheres em vários sentidos”, acrescenta.

Serviço
Espetáculo Ínsita
– Com apresentações neste sábado (18), às 20h, e domingo (19), às 16h (seguido de bate-papo) e 19h
– No Centro de Dança do DF (Setor de Autarquias Norte – SAN, Quadra 1, Bloco E)
– Entrada franca
– Contato: (61) 98157-1351 (WhatsApp).