17/03/2023 às 20:28

UBS 2 de Santa Maria atende mais de 60 mulheres com exame citopatológico

Mutirão de coletas continua até o fim de março em alusão ao mês de conscientização do câncer de colo de útero

Por Agência Brasília* | Edição: Claudio Fernandes

A Unidade Básica de Saúde 2 (UBS 2) de Santa Maria atendeu mais de 60 mulheres em um mutirão de citopatologia, nesta sexta-feira (17), em ação do Março Lilás, mês de conscientização do câncer de colo de útero. Conhecido como Papanicolau, o exame preventivo é de extrema importância para a saúde da mulher, já que detecta alterações nas células do colo do útero indicativas da doença.

Thais Soares dos Santos fez seu exame de prevenção e os testes para hepatites B e C, sífilis e HIV durante o mutirão: “Eu faço todos os meus exames e as minhas consultas aqui na UBS 2. O atendimento é sempre muito bom!” | Fotos: Sandro Araújo/Agência Brasília

O número de pacientes atendidas foi reflexo da palestra oferecida pela UBS no dia anterior (16), na qual cerca de 100 mulheres ouviram sobre os perigos da doença e a importância dos exames na prevenção. “Mobilizamos toda a equipe de saúde para esse mutirão. Temos ao todo 80 profissionais de saúde focados nisso. Vamos trabalhar dessa forma até o fim do mês de março”, contou a gerente da UBS 2, Gisele Oliveira Garcez.

A UBS forneceu ainda testagem rápida para hepatites B e C, HIV e sífilis. Morador de Santa Maria, o treinador físico Cláudio Porto dos Santos, 36 anos, foi uma das 124 pessoas que fizeram os testes. “Passei na UBS para pegar a medicação da minha mãe e me ofereceram essa oportunidade. Acho superimportante esse tipo de verificação para a gente se cuidar”, afirmou, parabenizando a iniciativa.

Segundo a gerente da UBS 2 de Santa Maria, Gisele Oliveira Garcez, é preciso lembrar as mulheres sobre a relevância dos exames de rotina: “Percebemos que, por conta da pandemia, muitas delas não estavam com os exames em dia. Então, realizamos esse mutirão para garantir que todas tenham acesso”

A cura está na prevenção

Para Gisele, é preciso resgatar e lembrar as mulheres sobre a relevância dos exames de rotina e de prevenção, pois o câncer do colo de útero, se detectado no início, tem uma taxa de 90% de cura. “Estamos sempre acompanhando a saúde da comunidade. Percebemos que, por conta da pandemia, muitas delas não estavam com os exames em dia. Então, realizamos esse mutirão para garantir que todas tenham acesso”, explicou a gerente da UBS 2.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Thais Soares dos Santos, 30 anos, dona de casa e mãe de uma criança de dez meses, fez seu exame de prevenção e os testes para hepatites B e C, sífilis e HIV durante o mutirão. Ela se preocupa com o câncer de colo de útero, especialmente, pois perdeu uma de suas avós para a doença. “Como tive um filho há pouco tempo, estava esperando para voltar e fazer minha prevenção. Eu faço todos os meus exames e as minhas consultas aqui na UBS 2. O atendimento é sempre muito bom!”, elogiou.

Novo mutirão

Em continuidade às ações, na próxima quinta-feira (23) haverá uma nova força-tarefa da equipe no bairro Total Ville, em Santa Maria.

Os atendimentos serão realizados na Avenida Monumental (Residencial Porto Pillar – Setor Meirelles), em frente ao comércio local, das 8h às 12h. “Vamos levar assistência às mulheres dessa região que é mais afastada, pois percebemos que os indicadores de exames por lá estão baixos”, frisou Gisele.

Serão ofertados os seguintes serviços:

– Testagem rápida para sífilis;
– Hepatite B e C;
– HIV;
– Consulta de enfermagem;
– Orientações sobre câncer de colo de útero;
– Realização de exames citopatológicos (preventivos);
– Pesagem do Bolsa Família;
– Auriculoterapia;
– Vacinas;
– Aferição de pressão arterial e de glicemia;
– Consultas médicas.

*Com informações da Secretaria de Saúde