20/03/2023 às 18:33, atualizado em 21/03/2023 às 08:07

Aberta consulta pública para o FAC 2023

Comunidade cultural poderá enviar sugestões até 3 de abril

Por Agência Brasília* | Edição: Carolina Lobo

Para aprimorar a implementação do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), a Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec), por meio da Subsecretaria de Fomento e Incentivo à Cultura (Sufic), lança, nesta segunda-feira (20), consulta pública para ouvir a sociedade civil em relação ao planejamento dos editais do primeiro e segundo blocos de 2023. As sugestões poderão ser enviadas até 3 de abril.

Foram divulgadas também as duas propostas previstas pela Secec para o ano, contendo a distribuição das vagas e valores para cada bloco de edital. No 1º bloco, que tem previsão de publicação no primeiro semestre, estão incluídas as categorias Cultura de Todo Jeito e Cultura em Todo Canto; enquanto o 2º bloco, previsto para o segundo semestre, inclui as categorias Cultura em Todos os Espaços e Meu Primeiro FAC.

? Confira aqui a proposta de distribuição de vagas e valores para o 1º bloco de edital do FAC 2023.
? Confira aqui a proposta de distribuição de vagas e valores para o 2º bloco de edital do FAC 2023.

Os interessados em participar com sugestões devem conhecer essas propostas iniciais e, então, enviar suas contribuições por meio do preenchimento do formulário online.

FAC-DF

Criado em 1991 e alterado pela Lei Complementar nº 267/1997, o FAC é o principal instrumento de fomento às atividades artísticas e culturais da Secec e um dos maiores do país, oferecendo apoio financeiro a fundo perdido para projetos selecionados por editais públicos. Por meio dele, são produzidos filmes, peças de teatro, CDs, DVDs, livros, exposições, oficinas e inúmeras circulações artísticas em todo o DF. A principal fonte de recursos do Fundo consiste em 0,3% da receita corrente líquida do Governo do Distrito Federal (GDF).

*Com informações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa