22/03/2023 às 16:34, atualizado em 22/03/2023 às 17:17

Programa orienta sobre uso de recursos hídricos em propriedades rurais

O produtor pode aderir voluntariamente à iniciativa, que tem a participação da Emater, e receber ações como cercamento de nascentes e plantio de mudas para reflorestamento de área de preservação

Por Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger

O programa Produtor de Água no Pipiripau já chegou a 188 propriedades rurais e quase R$ 3 milhões em volume de recursos obtidos por meio de Pagamento pelos Serviços Ambientais (PSA) referentes a trabalhos executados na bacia do Ribeirão Pipiripau. A ação é uma das iniciativas com participação da Emater-DF que incentivam a preservação e o uso racional da água no Distrito Federal.

Entre as ações promovidas pelo programa Produtor de Água está o plantio de mudas para reflorestamento de área de preservação | Foto: Divulgação/Emater

Os serviços ambientais remunerados pelo projeto são as ações que colaboram para o aumento da infiltração da água e redução efetiva da erosão e sedimentação dos solos, além do aumento da vazão e da qualidade da água do Ribeirão Pipiripau. Assim, o produtor adere voluntariamente e recebe ações como cercamento de nascentes, plantio de mudas para reflorestamento de área de preservação e manutenção de estradas rurais, entre outras.

[Olho texto=”“O Produtor de Água é um programa que olha o produtor rural como ele realmente é, como um parceiro na preservação ambiental. O produtor rural sabe que depende da água e do solo para produzir”” assinatura=”Cleison Duval, presidente da Emater-DF” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A adesão ao projeto Produtor de Água é voluntária, e, a partir da assinatura do contrato, o produtor rural se dispõe a desenvolver práticas de conservação de água e solo em sua área. Os produtores das regiões das bacias do Pipiripau e do Descoberto interessados em aderir ou renovar sua participação no projeto podem procurar a unidade da Emater-DF mais próxima de sua propriedade.

“A Emater-DF é parceira do Produtor de Água do Pipiripau desde a sua concepção. A empresa atua em todos os grupos de trabalho do projeto, desde a mobilização e divulgação junto aos produtores rurais até o acompanhamento das ações em campo, como a realização do diagnóstico que serve de base para o contrato de pagamento por serviços ambientais feito com a Adasa, além das atividades de conservação de solo e reflorestamento”, explica a engenheira ambiental Iclea Silva, que é também a representante da empresa na unidade de gestão do programa.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Criado pela Agência Nacional de Águas (ANA) em 2001, o Produtor de Água entrou em ação no Distrito Federal em 2011 na Bacia do Pipiripau, por meio da parceria institucional de órgãos de governo e da sociedade civil. Em 2019, a Bacia do Descoberto recebeu o programa após a assinatura de acordo de cooperação entre 20 parceiros.

“O Produtor de Água é um programa que olha o produtor rural como ele realmente é, como um parceiro na preservação ambiental. O produtor rural sabe que depende da água e do solo para produzir”, afirma o presidente da Emater-DF, Cleison Duval. “O papel da Emater-DF é orientar e apoiar os produtores rurais sobre como fazer o uso racional da água e aliar a preservação das áreas de proteção e dos mananciais a uma produção de alimentos sustentável.”

*Com informações da Emater