22/03/2023 às 20:13, atualizado em 22/03/2023 às 20:57

Revestimento impermeabilizante é aplicado em salas do Túnel de Taguatinga

O material, conhecido como sikatop, está sendo colocado nos pisos e nas paredes dos reservatórios de combate a incêndio e da casa de máquinas, que ficam na sala técnica

Por Adriana Izel, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

Um revestimento semiflexível, impermeabilizante e protetor está sendo aplicado sobre a parede e o piso de concreto dos dois reservatórios de água e da casa de máquinas de incêndio localizadas na sala técnica do Túnel de Taguatinga.

Material utilizado na impermeabilização do piso e das paredes evita proliferação de bactérias | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Conhecido como sikatop, esse material é comumente utilizado em caixas-d’água, piscinas, poços de elevadores, tanques e cisternas, para assegurar a estabilidade da estrutura e evitar a proliferação de bactérias e fungos.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“Estamos aplicando essa resina como preparação para a colocação do piso emborrachado”, explica o técnico de segurança do trabalho da obra Carlos Antonio. Estão sendo usadas quatro camadas do revestimento nas três salas.

Os reservatórios de combate ao incêndio são dois tanques de 7,50 m x 4,40 m x 1,50 m, com capacidade para 50 mil litros de água. Os equipamentos integram a estrutura da sala técnica, uma cabine de concreto dedicada ao comando operacional da obra viária – funciona como uma espécie de cérebro do local. Atualmente, o espaço é um grande salão de 32,4 m x 53,5 m, com 2,8 m de altura.

Revestimento impermeabilizante é aplicado em salas do Túnel de Taguatinga