23/03/2023 às 15:12, atualizado em 23/03/2023 às 15:27

Combate à violência de gênero é tema de webinário para jornalistas

Promovido pela Secretaria de Segurança Pública, evento, que será no formato online, tem inscrições abertas até o dia 28

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Como parte da programação voltada para o Mês da Mulher, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) promove, no dia 30 deste mês, um webinário voltado para jornalistas que queiram se aprofundar sobre o combate da violência de gênero e ao feminicídio. A participação se dará mediante inscrição, que poderá ser feita até o dia 28. Basta encaminhar um e-mail com nome, telefone e veículo de comunicação para conteudo.sspdf@gmail.com, com o assunto “Webinário”. 

Entre outros temas, palestrantes falarão sobre as ações de enfrentamento ao feminicídio | Arte: SSP

[Olho texto=”“Será uma oportunidade de conversar com os comunicadores sobre a importância da denúncia, não apenas a feita pela vítima, mas de todos à volta de qualquer mulher que passe por alguma situação de violência” ” assinatura=”Sandro Avelar, secretário de Segurança Pública” esquerda_direita_centro=”direita”]

Com o tema “Transparência e uso da tecnologia no enfrentamento à violência de gênero e feminicídio no DF”, o evento terá acesso pela plataforma Zoom a partir das 14h. A abertura contará com a participação dos secretários de Segurança Pública, Sandro Avelar, e da Mulher, Giselle Ferreira, além da cofundadora do Instituto Maria da Penha, Conceição de Maria.

O objetivo é mostrar resultados e iniciativas da SSP voltadas para o enfrentamento da violência de gênero. De forma interativa, a apresentação será feita por gestores de áreas estratégicas na temática.  O tempo médio de cada palestra será de 15 minutos, com espaço para perguntas ao final de cada uma delas. 

Denúncias

“A imprensa tem um papel fundamental na formação da opinião e pode contribuir para ampliar e aprofundar o debate sobre o combate da violência de gênero e, principalmente, sobre a forma mais grave delas, que é o feminicídio”, ressalta o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar. “Além disso, esta será uma oportunidade de conversar com os comunicadores sobre a importância da denúncia, não apenas a feita pela vítima, mas de todos à volta de qualquer mulher que passe por alguma situação de violência.”

Levantamentos feitos pela SSP por meio da Câmara Técnica de Monitoramento de Homicídios e Feminicídios (CTMHF) revelam que em 71,1% dos casos de feminicídio a vítima não havia feito nenhum registro de violência doméstica. Durante a investigação do crime, entre essas pessoas que não registraram, em 48,7% dos casos há informações no processo – a partir de depoimentos de parentes, vizinhos ou amigos – de que haviam sido vítimas de violência anterior –  física, psicológica, moral, patrimonial ou sexual.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“Em 75% dos casos, a violência ocorreu no interior das residências e quase 80% foram praticados com próprio punho e com o emprego de objetos comuns, como arma branca ou de fogo”, informa o secretário-executivo de Segurança Pública, Alexandre Patury. “Isso revela a importância da denúncia para que os órgãos de governo responsáveis possam atuar e intervir.”

Palestras

As temáticas das palestras foram definidas a partir de áreas estratégicas e serão apresentadas por gestores responsáveis pelas áreas. Participarão o subsecretário de Prevenção à Criminalidade, Sávio Ferreira; o coordenador da Câmara Técnica de Monitoramento de Homicídios e Feminicídios, Marcelo Zago; a titular da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher II (Deam II), Letízia Lourenço; a delegada adjunta da Delegacia Eletrônica da Polícia Civil do DF, Brenda Limongi, e a coordenadora de Políticas Públicas da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), major Isabela Almeida. Também marcam presença no webinário representantes da Diretoria de Monitoramento da Pessoa Protegida (Andrea Boanova) e do Grupo Refletir (Larissa de Jesus). 

*Com informações da Secretaria de Segurança Pública