23/03/2023 às 20:43

Sesi Lab e Edifício Lucena Roriz são premiados por reúso de água

Escolha dos vencedores se deu a partir de vistorias realizadas pela equipe da Superintendência de Água e Esgoto da Adasa em projetos selecionados no banco de dados da Caesb

Por Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger

A diretoria colegiada da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) premiou nesta quarta-feira (22), Dia Mundial da Água, instituições locais que se destacaram na preservação dos recursos hídricos por meio da prática de reúso de água cinza – proveniente de chuveiros, pias, máquina de lavar e outros processos domésticos – e aproveitamento de água da chuva. Os agraciados com a placa Guardião da Água foram o Sesi Lab e o Edifício Lucena Roriz, em Águas Claras.

[Olho texto=” “Esperamos que as experiências reconhecidas inspirem outros empreendimentos, ampliando o uso de fontes não potáveis no DF e nos distanciando cada vez mais de uma situação de escassez hídrica. Combater o desperdício da água é um desafio que a população e órgãos do governo devem enfrentar”” assinatura=”Raimundo Ribeiro, diretor-presidente da Adasa” esquerda_direita_centro=”direita”]

A escolha dos vencedores da categoria Sistemas Prediais Urbanos Não Potáveis se deu a partir de vistorias feitas pela equipe da Superintendência de Água e Esgoto da Adasa em projetos selecionados no banco de dados da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb). Foram priorizadas estruturas já avaliadas, vistoriadas e com efetiva implantação. Um dos critérios adotados na análise foi que os empreendimentos seguissem determinações previstas na resolução do órgão regulador sobre diretrizes para implantação do sistema.

Desde 2017, o Edifício Lucena Roriz pratica o reúso da água da máquina de lavar e dos tanques na limpeza em dois pavimentos de garagem, pisos externos e na rega do jardim do condomínio. A síndica Zenáide Lemos enfatizou a redução mensal do consumo de água no prédio, equivalente ao gasto de nove apartamentos, e a aceitação dos condôminos: “Estamos muito orgulhosos de estarmos aqui hoje, foi uma ideia abraçada pelos moradores das 152 unidades”.

[Olho texto=”Desde 2017, o Edifício Lucena Roriz pratica o reúso da água da máquina de lavar e dos tanques na limpeza em dois pavimentos de garagem, pisos externos e na rega do jardim do condomínio” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Já o espaço Sesi Lab faz o reúso de água cinza e o aproveitamento de água da chuva desde a sua inauguração, em 2022. A edificação utiliza as duas fontes não potáveis para jardinagem, lavagem de pisos e nas descargas sanitárias do espaço. “Durante a revitalização do prédio onde funcionamos – um projeto original de Oscar Niemeyer, de 1961 –, unimos a preocupação histórica com a ambiental”, explicou o diretor de operações do museu interativo, Paulo Mol, que recebeu a placa juntamente com a gerente de engenharia Ana Cecília Reis.

Para o diretor-presidente da Adasa, Raimundo Ribeiro, a entrega das honrarias numa data em que a população mundial é alertada para a necessidade de repensar suas atitudes em relação ao uso e consumo de água tem um peso simbólico.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

“Esperamos que as experiências reconhecidas inspirem outros empreendimentos, ampliando o uso de fontes não potáveis no DF e nos distanciando cada vez mais de uma situação de escassez hídrica. Combater o desperdício da água é um desafio que a população e órgãos do governo devem enfrentar”, ressaltou.

O prêmio Guardião da Águas foi concedido durante o Simpósio Água & Ambiente Construído, promovido pela Adasa e a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (UnB). O evento técnico prossegue até esta sexta-feira (24). Confira aqui a programação.

*Com informações da Adasa