24/03/2023 às 21:17

Berçário Buriti celebra 1 ano com festa

Muita cor, alegria e diversão marcaram a comemoração do primeiro berçário institucional do DF

Por Agência Brasília* | Edição: Agência Brasília

Nesta sexta-feira (24) o Berçário Buriti comemorou o primeiro ano de existência. O espaço faz parte do Programa de Atenção Materno-Infantil (Proamis), coordenado pela Secretaria Executiva de Valorização e Qualidade de Vida da Secretaria de Fazenda (Sequali/Sefaz).

Projeto que melhorou a qualidade de vida de servidoras do GDF, o Berçário Buriti já acolheu 72 crianças no primeiro ano de funcionamento | Foto: Divulgação Sequali/Sefaz

A capacidade de atendimento do berçário é de 60 crianças com idades entre 6 a 24 meses. Assim que completam a idade máxima, novas crianças são contempladas. Em um ano de existência, 72 crianças já passaram pelo espaço.

Na festa de aniversário estiveram presentes os secretários de Fazenda, Itamar Feitosa; e Executivo de Valorização e Qualidade de Vida, Epitácio Júnior; as secretárias da Mulher, Giselle Ferreira; de Apoio à Comunidade, Clara Roriz; de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani; e Adjunta de Planejamento, Rafaela Queiroga; o chefe da Casa Militar, Cel. Emerson Eduardo Andrade; e o administrador do Varjão, Daniel Crepaldi.

[Olho texto=”“Este projeto foi iniciado do zero, sendo o primeiro do tipo no Governo do Distrito Federal. Colocamos a mão na massa naquele tempo para iniciar um processo completamente novo e hoje podemos ver o resultado concreto modificando para melhor a vida das servidoras e servidores”” assinatura=”Epitácio Júnior, secretário executivo da Sequali/Sefaz” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Durante a cerimônia o secretário da Fazenda elogiou o trabalho e informou que estuda a abertura de novas unidades para as servidoras do GDF. “É uma imensa alegria acompanhar hoje este trabalho. Temos aqui 60 crianças muito bem assistidas, em um projeto que está em evolução”, informou Feitosa.

“Este projeto foi iniciado do zero, sendo o primeiro do tipo no Governo do Distrito Federal. Colocamos a mão na massa naquele tempo para iniciar um processo completamente novo e hoje podemos ver o resultado concreto modificando para melhor a vida das servidoras e servidores”, exaltou o secretário executivo da Sequali/Sefaz, Epitácio Júnior.

O objetivo do espaço, instalado no Anexo do Palácio do Buriti, é proporcionar um vínculo afetivo maior entre mãe e filho (a) e também preservar a amamentação, comumente afetada com o término da licença-maternidade.

A estrutura do Berçário dispõe de sala para amamentação, fraldário, refeitório, brinquedoteca, salas separadas por idade e toda infraestrutura necessária para o acolhimento das crianças.

Também estavam presentes na festa a secretária Executiva de Gestão, Logística e Finanças da Sefaz, Gilvanete Fonseca; os secretário Adjunto de Fazenda, Marcelo Alvim;  Executivo de Fazenda da Sefaz, Espedito Henrique Junior; e Executivo de Gestão Administrativa da Seplad, Angelo Roncalli.

Novas vagas

As servidoras que queiram concorrer a uma vaga no berçário precisam se inscrever no Programa de Atenção Materno Infantil (Proamis), que consiste em ações voltadas para a proteção da maternidade e da infância, sendo o seu trabalho dividido em três eixos principais: apoio às gestantes, incentivo ao aleitamento e proteção à infância.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Quem quiser saber mais sobre o programa, ou acompanhar a lista de contempladas que é divulgada todo mês, pode conferir no site da Sefaz.

Palestras

A Sequali/Sefaz, em parceria com a Escola de Governo Egov/Seplad, oferece as participantes do Proamis cursos e seminários sobre a maternidade e cuidados na primeira infância. Estão abertas as inscrições do 4º Ciclo de Palestras, com vários temas, entre eles: Alterações fisiológicas na Gravidez e Alimentação da gestante e da lactante.

*Com informações da Sequali/Seplad