24/03/2023 às 19:57

Livro com incentivo do FAC desvenda a vida nas regiões administrativas

Obra é acompanhada por 240 registros fotográficos que ilustram atrativos culturais, religiosos, turísticos e humanos

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Projeto gestado há cerca de 15 anos, o livro Guia Fora do Plano, da jornalista, escritora e cronista Conceição Freitas, será lançado neste sábado (25), das 15h às 19h, na Banca da 308 Sul. A publicação foi viabilizada com recursos de R$ 50 mil do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec). 

Imagens cuidadosamente selecionadas ilustram a narrativa sobre uma Brasília que nem todo mundo conhece | Fotos: Divulgação/Zuleika de Souza

Foram mais de seis mil quilômetros percorridos ao volante de um Fiat Uno 1.0 pelas cidades do Entorno do DF, fora as idas e vindas de três décadas e meia como repórter e colunista do jornal Correio Braziliense. “Arapoanga e Água Quente não entraram porque não deu tempo”, avisa Conceição, em referência às duas novas regiões administrativas criadas recentemente no governo Ibaneis Rocha. “Na próxima edição vão entrar”.

[Olho texto=”“Descobri que cidade mesmo são as ‘satélites’, o Brasil verdadeiro, real, que no Plano Piloto eu não vejo”” assinatura=”Conceição Freitas, autora do livro” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Uma radiografia afetiva e – como o título sugere – didática sobre 32 regiões administrativas, o livro é um achado para amantes da vida além do horizonte do Plano Piloto. É o que defende a autora ao narrar a história desses lugares, revelando atrativos culturais, religiosos, turísticos e, sobretudo, humanos. Para ilustrar a narrativa, há imagens de arquivo da fotógrafa Zuleika de Souza. 

Imagens que falam

São cliques de fachadas e janelas de casas coloridas e seus jardins pequenos e bem-cuidados ou de residências gradeadas pela arquitetura do medo, dos imensos parques recreativos e ecológicos recheados de flora e animais singulares, além de praças, prédios, feiras, igrejas, avenidas e ruas adornados por vibrante arte urbana, além de diversos pontos turísticos. Alguns desses, como o Catetinho, são equipamentos administrados pela Secec.

“Descobri que cidade mesmo são as ‘satélites’, o Brasil verdadeiro, real, que no Plano Piloto eu não vejo; o Brasil de verdade eu vejo nas satélites”, diz Conceição, nascida em Manaus (AM), mas desde o final dos anos 1980 radicada na capital federal.

“A ideia é desmistificar que Brasília é só o Plano Piloto, que só existem coisas legais no Plano”, complementa Zuleika de Souza. “Vale a pena dar um passeio no Taguacenter, no Varjão, em Brazlândia e conhecer os casarões históricos, conhecer a comercial do Paranoá, ver a vista do Lago da cidade.”

Curiosidades

Por se tratar de um guia, o livro destrincha, em ordem alfabética, não apenas a origem de regiões administrativas, e dicas de lugares para conhecer, mas ainda dados como o número de habitantes, a renda média domiciliar e a predominância de cor dos moradores, entre outras curiosidades.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Entre esses dados curiosos, Conceição registra que a Cidade Estrutural é a unidade do DF com o maior número de bicicletas por habitante: 45% das casas têm uma bike.

São Sebastião, por sua vez, ganha esse nome não só em homenagem ao padroeiro da antiga capital do Brasil, Rio de Janeiro, mas também em referência a Tião Areia, um dos primeiros candangos a chegar ao local.

E você sabia que a Fercal, a menor região administrativa (RA), com pouco mais de nove mil habitantes, é uma das três cidades locais mais antigas, depois da Candangolândia e do Núcleo Bandeirante?

“Quem é de Brasília pertence a dois lugares: a capital tão reverenciada e poderosa e a satélite onde a gente mora – a casa sem paredes que todas as noites ou todos os dias nos chama de volta”, escreve Conceição na apresentação do livro. “Ela nos guia”. 

Serviço

Guia Fora do Plano, de Conceição Freitas.
? Lançamento: sábado (25), das 15h às 19h, na Banca da 308 Sul, Asa Sul. 

*Com informações da Secec