28/03/2023 às 20:38, atualizado em 28/03/2023 às 20:56

Ventiladores do Túnel de Taguatinga passam por teste de fumaça

Avaliação foi realizada com fumaça fria para verificar a velocidade dos 52 ventiladores, distribuídos nas duas galerias

Por Catarina Loiola e Carolina Caraballo, da Agência Brasília | Edição: Saulo Moreno

O sistema de exaustão do Túnel de Taguatinga passou pelo primeiro teste de fumaça, nesta terça-feira (28). Todos os 52 ventiladores foram acionados com fumaça fria para que fosse possível verificar a velocidade das pás, entre outros pontos estabelecidos em projeto.

Os testes dessa terça-feira começaram pelos 22 ventiladores do lado sul, seguindo depois para a avaliação dos 30 do lado norte. Foram verificadas a velocidade das pás e a capacidade de reversão dos ventiladores, condições que garantem segurança no interior do túnel em caso de incêndio | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

A avaliação contou com a participação de engenheiros e técnicos da Secretaria de Obras e do consórcio responsável pela execução das passagens subterrâneas. Primeiro, foram testados os 22 ventiladores instalados no lado sul (sentido Avenida Elmo Serejo/Estrada Parque Taguatinga). Em seguida, foi a vez dos 30 aparelhos do lado norte.

[Olho texto=”“O correto funcionamento do sistema de ventilação é fundamental para que possamos liberar o túnel para o tráfego de veículos”” assinatura=”Luciano Carvalho, secretário de Obras” esquerda_direita_centro=”direita”]

“Todo dia é dia de teste de sistemas no Túnel de Taguatinga. Esse foi o primeiro teste de fumaça e o resultado não poderia ter sido melhor. Em apenas três minutos, os jato ventiladores eliminaram toda a fumaça”, destaca o secretário de Obras, Luciano Carvalho “O correto funcionamento do sistema de ventilação é fundamental para que possamos liberar o túnel para o tráfego de veículos”, completa.

Engenheiro João Paulo Nery participou dos testes e verificou o bom resultado no funcionamento dos equipamentos

Além da velocidade, também foi verificada a capacidade de reversão dos ventiladores, que podem girar para os dois lados conforme a necessidade. “Se houver um incêndio dentro do túnel, o sistema de ventilação será capaz de empurrar toda a fumaça e calor para fora, protegendo as pessoas”, explica Ricardo Miranda, diretor da Enprodes, empresa responsável pelo desenho dos sistemas do túnel.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Assim como os demais equipamentos de segurança do Túnel de Taguatinga, os ventiladores serão controlados de forma automatizada. No entanto, por motivos técnicos, a primeira testagem de fumaça ocorreu de forma mecânica, com a programação manual dos aparelhos. “Para isso, montamos um aparato energético, composto por subestações provisórias, com geradores e transformadores”, cita o engenheiro eletricista do SODF, João Paulo Nery.

Em 28 de fevereiro, o sistema de exaustão passou por uma avaliação de funcionamento, em que 22 unidades foram ligadas. De acordo com o engenheiro eletricista Renato Sales Santos, o teste serviu não só para checar o bom funcionamento dos aparelhos, mas também para orientar corretamente o fluxo de ar. “Alguns aparelhos estavam girando no sentido inverso ao desejado”, explicou. “Reprogramamos o software e a direção foi ajustada.”

Ventiladores do Túnel de Taguatinga passam por teste de fumaça