29/03/2023 às 20:13

Últimos ajustes são feitos para liberação de pista no Viaduto da Epig

Operários instalam balizadores de trânsito e meios-fios na pista que será liberada nesta quinta-feira. Trecho tem 700 metros e corredor exclusivo para ônibus

Por Rafael Secunho, da Agência Brasília | Edição: Saulo Moreno

Tudo pronto para a liberação da primeira parte do Viaduto Luiz Carlos Botelho, também conhecido como Viaduto da Estrada Parque Indústrias Gráficas (Epig). Um trecho de 700 metros de via que leva até o elevado em construção será liberado nesta quinta-feira (30) . Serão três pistas de pavimento flexível, para o tráfego de carros e motocicletas, e uma com pavimento em concreto, que será utilizada como corredor exclusivo de ônibus no sentido Epig-EPTG.

Primeiro trecho do Viaduto da Epig a ser liberado, a pista tem 700 metros de extensão e vai estar aberta ao trânsito a partir desta quinta-feira no sentido Epig/EPTG | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

[Olho texto=”“Nosso próximo passo é prosseguir a demolição e a escavação ali na região da Avenida das Jaqueiras. Nesse local, os motoristas que virão do Parque da Cidade vão mergulhar sob o viaduto chegando ao Sudoeste”” assinatura=”Carlos Magno, fiscal da construção pela Secretaria de Obras” esquerda_direita_centro=”direita”]

Uma obra grandiosa que beneficiará cerca de 25 mil motoristas que passam diariamente por ali e que terá um aporte total de R$ 24,6 milhões. Às vésperas da liberação da pista, o trabalho era intenso no local. Cerca de 50 balizadores foram instalados ao longo do retorno que dá acesso à pista nova. Os últimos tachões também foram colocados no asfalto, assim como alguns poucos meios-fios assentados no canteiro. A sinalização horizontal já está concluída. Com a liberação do tráfego neste trecho, a pista paralela usada atualmente pelos motoristas será fechada e, logo, demolida para a continuidade das obras.

Raul Nero, corretor de imóveis, tem a expectativa de melhoria significativa no trânsito da região

“Nosso próximo passo é prosseguir a demolição e a escavação ali na região da Avenida das Jaqueiras. Nesse local, os motoristas que virão do Parque da Cidade vão mergulhar sob o viaduto chegando ao Sudoeste”, explica o fiscal da construção pela Secretaria de Obras, Carlos Magno. “São escavações de 6 metros de profundidade, pois ali também será feita a rede de drenagem”, acrescenta o engenheiro.

A intervenção viária vai acabar com o gargalo na entrada do Sudoeste e ao longo da Epig, onde o tráfego é intenso. O acesso a toda região pelo parque também será facilitado com o elevado. No total, serão quatro alças externas, quatro alças internas (semelhante às tesourinhas) e os dois eixos da via Epig, que passam sobre o viaduto.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Morador da Quadra 105 do Sudoeste , o corretor de imóveis Raul Nero, 30 anos, conta que a expectativa é por mais fluidez no bairro. “Acredito que será bem legal e vai melhorar bem o fluxo”, opina “O gargalo aqui em determinadas horas do dia é grande. Eu não sofro tanto, pois na 105 temos outras saídas. Mas dá para ver que o trânsito emperra.”

A policial civil Iomar Lima, 52, leva as crianças diariamente para a escola na Asa Sul no período da manhã. Ela relata que as saídas do bairro estavam cada vez mais complicadas e o tráfego, crescente. “Tinha vários semáforos ali que retardavam o trânsito rumo ao centro da cidade. Agora, com o acesso direto que teremos em direção ao Parque da Cidade, tenho certeza que vai melhorar muito”, conclui.

Últimos ajustes são feitos para liberação de pista no viaduto da Epig