30/03/2023 às 11:06, atualizado em 30/03/2023 às 11:27

MuN apresenta retrospectiva de Pedro Ivo Verçosa

São 400 obras do artista multimídia que ocupam a galeria principal do museu

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Uma parte do trabalho de Pedro Ivo Verçosa (1986-2020), em arte contemporânea, vai cobrir os espaços da Galeria Principal do Museu Nacional da República (MuN) a partir das 19h desta quinta-feira (30). Mais de 400 obras em pintura, desenho, fotografia, gravura e colagem compõem Pedro – Retrospectiva Pedro Ivo Verçosa, com curadoria do artista plástico Ralph Gehre e aporte do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec).

Um dos trabalhos de Pedro Ivo, artista que se destacou em pintura, restauração e serigrafia | Foto: Divulgação/Secec

“A equipe envolvida é composta por pessoas que tiveram ligação próxima com Pedro, um jovem artista muito produtivo, cheio de amigos e ideias”, afirma a diretora do MuN, Sara Seilert, que conheceu Pedro Ivo em aulas de pintura na Universidade de Brasília (UnB). O curador da mostra complementa: “Pedro foi um homem muito gregário. Ele soube organizar ateliês, convivências, grupos e trabalhos conjuntos”. 

Oficinas

[Olho texto=”“A gente dominava o processo inteiro, do desenho à produção da matriz e impressão, e não tínhamos de nos submeter aos formatos limitados das gráficas” ” assinatura=”Neno, serígrafo” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Durante o tempo em que a mostra fica em cartaz, o artista Rodrigo Cruz vai ministrar uma oficina de pintura sobre a plástica poética de Pedro Ivo, que também foi seu amigo. Ele vai abordar alguns métodos utilizados pelo homenageado, como o preparo com gesso cré –  indicado para polimento de esmaltes, restaurações em ouro, amálgamas e resinas, e utilizado em artesanato e para preparo de telas de pintura e restauros. “A ideia é que a oficina funcione com um ateliê improvisado”, resume. 

Outro artista da extensa lista que ajuda a compor a mostra é o designer gráfico e serígrafo Neno, que vai promover uma oficina de arte. “A gente dominava o processo inteiro, do desenho à produção da matriz e impressão, e não tínhamos de nos submeter aos formatos limitados das gráficas”, lembra ele, que estudou desenho industrial com Pedro.

Também está prevista uma oficina de colagem com Julio Lapagesse, artista que fez parte do coletivo Irmãos Colagem (trocadilho com Irmãos Coragem, título de telenovela da Globo exibida entre 1970 e 1971 ), juntamente com Pedro e Felipe Cavalcante. Serão trabalhadas as habilidades de composição, experimentação, criação e elaboração de uma série de colagem. Todas as oficinas são gratuitas e incluem material para participação dos alunos.

Fundo de Apoio à Cultura

Pedro – Retrospectiva Pedro Ivo Verçosa, foi contemplada pelo edital do FAC Brasília Multicultural II de 2021 na linha Plataformas Culturais – Feiras, Eventos, Mostras e Festivais – Novas Iniciativas, com recursos de R$ 228.460 e geração de 200 empregos.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Além da exposição e das oficinas, a iniciativa prevê a catalogação da obra do artista (estimada em 700 peças), um livro e um documentário com depoimentos, uma bolsa de cinco meses para experimentação e aprofundamento do trabalho artístico, visitas mediadas à mostra com tradução em Libras e a criação de site para tour virtual. Duas obras de Ivo serão adquiridas para o acervo do MuN.

Serviço
Pedro – Retrospectiva Pedro Ivo Verçosa
– No Museu Nacional da República: Setor Cultural Sul, Lote 2 (próximo à Rodoviária do Plano Piloto)
– Visitação: até 4 de junho, de terça-feira a domingo, das 9h às 18h30
– Classificação indicativa livre
– Entrada franca

*Com informações da Secec