30/03/2023 às 18:50

UnDF conclui formação continuada para servidores do governo

Ação teve como objetivo a transposição curricular do modelo tradicional para o ensino por competências, para cursos de graduação, utilizando-se de metodologias problematizadoras de ensino e aprendizagem

Por Agência Brasília* | Edição: Claudio Fernandes

A Escola Superior da Polícia Civil (ESPC), com o suporte pedagógico da Universidade do Distrito Federal Professor Jorge Amaury Maia Nunes (UnDF), iniciou em fevereiro a oferta de 44 vagas para um curso de formação continuada em metodologias problematizadoras, nível intermediário, com carga horária de 76 horas. Voltado para docentes e tutores da ESPC, da UnDF e de outros órgãos, o curso teve sua conclusão na noite de quarta-feira (29).

Intitulado “Formação em transposição curricular para metodologias ativas de ensino e aprendizagem no ensino superior”, a capacitação teve por objetivo geral a transposição curricular do modelo tradicional para o ensino por competências para cursos de graduação. “Espaços de formação continuada, como o promovido, oportunizam uma constante qualificação dos profissionais que atuam em nossas escolas”, afirma Alessandra Edver, pró-reitora de graduação da UnDF.

O curso de formação continuada em metodologias problematizadoras é voltado a docentes e tutores da ESPC, da UnDF e de outros órgãos | Foto: Divulgação/UnDF

“Aprender fazendo, esta foi a proposta da UnDF. Para nossa surpresa, tratava-se de uma oportunidade, a de romper paradigmas diante de um futuro desafiador, mas, sem dúvida, mais perto da realidade de todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. Ao finalizarmos o curso de transposição curricular, acreditamos que crescemos muito e juntos. Hoje estamos bem mais seguros do nosso papel na docência do ensino superior e cientes do que nos espera”, conta, entusiasmada, a diretora da Divisão de Ensino Superior da ESPC, Valéria Martirena.

Nesse espaço formativo, desenvolveram-se competências para elaboração de material didático-pedagógico de cursos cuja base metodológica é, principalmente, a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). Transitaram, como pauta para os espaços de exposições dialogadas, de oficinas de aprendizagem, de salas de aula invertidas e das dispersões, os seguintes temas:

– Currículo integrado e interdisciplinaridade
– Aprendizagem, metacognição e objetivos de aprendizagem (taxonomia de Bloom)
– Avaliação para as aprendizagens: tecendo novas direções
– Elaboração de situações-problema, de mapa conceitual e de módulos temáticos interdisciplinares
– Competências socioemocionais
– Tecnologias e competências digitais

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“Na perspectiva de continuarmos ‘rompendo paradigmas’ frente às metodologias inovadoras na educação superior, essa formação em transposição curricular trouxe o exercício da criatividade, do aprender a aprender e de ‘colocar a mão na massa’. Para tanto, desenvolveu-se um processo de criação por meio da aprendizagem colaborativa entre os grupos de cursistas, sob a mediação de tutores da ESPC”, explica  a pró-reitora de pesquisa e pós-graduação da UnDF, Fabiana França.

Segundo ela, foi necessário a utilização de um nível de cognição complexo, articulado e interdisciplinar por parte de todos os participantes. Como resultado desse trabalho, surgiu a matriz de competências para o primeiro curso de graduação da ESPC em gestão de conflitos.

“Esse curso, especificamente, foi bastante significativo para a construção dos módulos temáticos interdisciplinares do curso superior de tecnologia em gestão de conflitos, graduação a ser ofertada pela ESPC ainda neste segundo semestre de 2023. Que continuemos a avançar promovendo uma política de educação superior pública e gratuita que seja responsável e totalmente comprometida com o desenvolvimento do DF e Ride”, complementa a pró-reitora, Alessandra Edver.

*Com informações da Universidade do Distrito Federal Professor Jorge Amaury Maia Nunes